Logotipo

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÉ E POLÍTICA

Principal | Ação Evangelizadora | Escolas Paroquiais de Formação | Escola de Educação Fé e Política

OBJETIVOS

Objetivo Geral:Contribuir na formação de lideranças e agentes políticos, a partir de princípios éticos, dos ensinamentos bíblicos e da Doutrina Social da Igreja, na perspectiva da construção de uma nova sociedade justa, democrática e solidária.

Objetivos Específicos:
1. Alimentar a mística cristã dos agentes e militantes para atuação na sociedade civil e suas organizações;
2. Contribuir na formação de lideranças para o exercício da cidadania ativa e do controle social;
3. Fortalecer a articulação das pessoas envolvidas nas diversas áreas de atuação social;
4. Oferecer elementos para uma análise crítica da realidade.

APRESENTAÇÃO

A realização do Sínodo Diocesano, em 1982, foi a manifestação do Espírito. Surgiram muitas iniciativas pastorais. Entre elas, destacou-se a Escola de Teologia para Leigos, respondendo ao grande apelo pela formação teológico-pastoral.

A Diocese carecia, no entanto, de um instrumento de formação mais comprometido com a construção da cidadania e a construção de uma sociedade justa, solidária e democrática, sem exclusões, a partir da opção preferencial pelos pobres, fundamentado nas Sagradas Escrituras e na Doutrina Social da Igreja.

Nas assembleias diocesanas de Pastoral, o assunto sempre emergia como urgente. Mas só se ficava "em conversa". Finalmente, na Assembleia Diocesana de 2009, foi aprovada a criação de uma Escola de Formação sobre Fé e Política, com ênfase na Doutrina Social da Igreja e confiado à Cáritas Diocesana sua efetivação.

A Escola iniciou seus trabalhos em 4 de abril de 2011 e já formou a 1ª Turma.

A Escola iniciou seus trabalhos em 4 de abril de 2011 e já formou a 1ª Turma.

PROPOSTA DE CONTEÚDO

A Escola de Formação - Fé e Política desenvolve uma série de temas, tais como: liderança, projeto de Deus na Bíblia, história da formação política e econômica do Estado Brasileiro, capitalismo, socialismo, economia solidária, políticas públicas e controle social, Movimentos Populares e sua capacidade transformadora, Direitos individuais e coletivos, formas de democracia, meio ambiente, meios de comunicação, análise de conjuntura...

METODOLOGIA

A Escola funciona às quartas feiras, e tem a duração de dois anos, dividida em 4 etapas de quatro meses cada, assim distribuídos: 1a e 3a -março, abril, maio e junho e a 2a e 4a - agosto, setembro, outubro e novembro.

Os conteúdos relacionam-se com a prática das pessoas e a Bíblia, de caráter ecumênico, sempre com a participação dos integrantes da escola. Além das aulas semanais, dependendo do interesse dos participantes, serão realizadas oficinas temáticas, abertas à comunidade.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

O curso destina-se a lideranças envolvidas ou que queiram se envolver com as Cáritas Paroquiais, Pastorais Sociais, Conselhos Municipais, Política Partidária, Movimentos Sociais, Sindicatos;

Os que obtiverem 75% de frequência nas atividades promovidas pela Escola terão direito a um certificado de extensão universitária fornecido pela FUCAP - Fund. Univers. de Capivari de Baixo.

Coordenador: Pe. Ângelo Bússolo
Rua Hilário José de Melo, 43
Caixa Postal 331
Revoredo
88708-258 - TUBARÃO - SC
Fone: (48) 3622-4356
E-mail: daszi@ibest.com.br