Logotipo

ESCOLA PAROQUIAL DE FORMAÇÃO

Principal | Ação Evangelizadora | Escolas Paroquiais de Formação | Escolas Paroquiais de Formação

POR QUE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO PAROQUIAL

Para priorizar, na paróquia, como parte constitutiva de sua missão, uma formação sistemática e constante do povo, para que viva melhor a sua fé, e das lideranças, a fim de que elas atuem mais eficazmente, com conhecimento e fé, nos serviços de pastoral e organismos, nos conselhos e junto às famílias e comunidades.

DESTINATÁRIOS DA ESCOLA

A Escola Paroquial de Formação organiza e oferece Cursos para leigos evangelizadores e fiéis em geral, com conteúdos da fé cristã, com base nos ensinamentos da Bíblia e nos Documentos da Igreja. Poderá também organizar Cursos Específicos voltados a uma pastoral (ex: preparação de novos Ministros Extraordinários da Comunhão, de Ministros da Palavra, de Equipes Litúrgicas etc...) ou a realidades que requerem uma atenção especial.

COORDENAÇÃO DA ESCOLA

A fim de que a Escola funcione sistematicamente precisa contar com uma Equipe de Coordenação da Escola que, junto com o(s) padre(s) da paróquia, promovam os cursos, preparem os monitores/professores para os mesmos e providenciem os recursos e subsídios necessários.

PROFESSORES

Certamente a paróquia, além dos padres, poderá contar com a disposição de religiosas, de ex-alunos da Escola de Teologia para Leigos e da Escola de Fé e Política e de outros leigos devidamente preparados. Havendo necessidade e, dependendo do tema, poderão ser convidados professores fora da paróquia.

LOCAL DOS CURSOS

Os cursos promovidos pela Escola Paroquial de Formação poderão ter um local central para os cursos ou vários locais diferentes, nucleando, neste caso, comunidades vizinhas, para possibilitar maior participação. A Escola também poderá organizar cursos para atender uma determinada comunidade da paróquia.

PERIODICIDADE DAS AULAS

Dependendo do tipo de curso e da realidade de cada paróquia, as aulas (encontros) poderão ser mensais, quinzenais ou semanais, durante um determinado período do ano. Poderão também haver cursos menores em finais de semana.

CURRÍCULO / CONTEÚDO

Para uma formação sistemática e contínua das lideranças, em particular, e do povo, em geral, poder-se-ão organizar cursos a partir de dois grandes blocos de conteúdos:

Bloco 1

Bíblia: 1. Introdução ao Estudo da Bíblia; 2. O Plano de Salvação; 3. Monarquia e Profetismo; 4. Jesus nos Evangelhos Sinóticos; 5. Jesus nos Escritos Joaninos; 6. Atos dos Apóstolos; 7. Cartas Paulinas; 8. O Apocalipse etc...
Temas na Bíblia: Ex.: Família, Oração, Política, Justiça...
Temas Doutrinais: 1. O Credo Católico; 2. O Mistério Pascal e a Doutrina sobre os Sacramentos; 3. O Mistério Pascal e Noções de Liturgia; 4. A Moral Cristã e os Mandamentos; 5. A Oração na Vida Cristã; 6. A pessoa humana no desígnio de Deus; 7. A Igreja de Jesus Cristo; 8. A Doutrina Social da Igreja; 9. Ressurreição e Vida Eterna; 10. Maria, Mãe da Igreja etc...

Bloco 2

Questões que trazem desafios à fé cristã: 1. Etica/bioética; 2. Vida em Família; 3. Mundo da Política; 4.Mundo da Economia; 5. Ecologia; 6. Mundo do Trabalho; etc...
Questões pastorais: 1.Preparação para os ministérios pastorais( Catequese, Ministros da Comunhão, Ministros da Palavra, Coroinhas, Serviço de Animação Vocacional, Agentes da Pastoral da Criança, Agentes da Pastoral da Pessoa Idosa, Agentes da Pastoral Familiar, Equipes Litúrgicas etc... 2. Espiritualidade; 3. Teologia da missão; 4. Religiosidade popular; 5. Metodologia pastoral; 6. Organização pastoral; etc...
Publicações da Igreja: Estudo de documentos.