ESCOLA DE TEOLOGIA PARA LEIGOS

Principal | Ação Evangelizadora | Escolas Paroquiais de Formação | Escola de Teologia para Leigos

OBJETIVOS

Objetivo Geral:Capacitar Agentes de Pastoral da Diocese de Tubarão para atuarem nas Paróquias como Evangelizadores.

Objetivos Específicos:
1. Oportunizar aos leigos condições para que possam se aprofundar nos conteúdos e na vivência da fé;
2. Capacitar Agentes de Pastoral para que, dentro de uma visão sócio-político-eclesial, possam formar outros agentes de Pastoral;
3. Oferecer às lideranças leigas, renovados e mais abrangentes, tanto conteúdos quanto treinamento e capacitação, para poderem responder aos desafios sempre novos e mais complexos , no exercício de suas mais diversas responsabilidades, funções, serviços e ministérios.

HISTÓRICO

A Escola de Teologia para Leigos foi fundada em três (3) de maio de 1988. Até a criação da diocese de Criciúma (1998), manteve cursos em Tubarão, Criciuma e Araranguá. A Escola tem como entidade mantenedora a Mitra Diocesana de Tubarão e mantém convênio com a UNISUL.

JUSTIFICATIVAS

Durante a realização do Sínodo Diocesano (1983 – 1985), muitos leigos manifestaram a necessidade de aprofundar os conhecimentos da fé e de se capacitarem para assumir os diversos ministérios. A formação dos leigos e leigas era uma urgências percebida. Na Assembleia dos Leigos do ano de 1987, a criação da escola tornou-se uma reivindicação e um compromisso. A Coordenação Diocesana de Pastoral e a Comissão Diocesana de Leigos organizaram o currículo, o regimento e deram os devidos encaminhamentos.

LOCAL DO CURSO

Casa de Encontros Dom Anselmo - CEDA
Rua Jaime de Bona Sorato, 147
Bairro São João - Margem Esquerda
88708-032 - Tubarão - SC

CARGA HORÁRIA

225 horas/aula.
Período do Curso: Sempre às terças-feiras à noite, das 19h30 às 22h00, durante dois anos.

A ESCOLA TEM HISTÓRIA

Durante este período de 1988 a 2014, 706 Agentes de Pastoral, que passaram pela Escola em Tubarão, receberam o certificado de conclusão do Curso pela UNISUL. A formação de nossos leigos e leigas é uma necessidade que continua e precisa cada vez mais se intensificar.

EQUIPE DE COORDENAÇÃO DA ESCOLA

- Pe. Lino Brunel