• Em Família Defendemos a Vida

Com o tema “ Em Família Defendemos a Vida” , a Igreja em todo o Brasil realiza a Semana Nacional da Vida, entre os dias 1º e 7 de outubro de(2019), culminando com o Dia do Nascituro, no dia 8. Neste período, as Dioceses são convidadas a desenvolverem atividades em torno do tema, com a proposta do debate sobre os cuidados, proteção e a dignidade da vida humana, em todas as suas fases, desde a concepção até seu fim natural.

A Semana Nacional da Vida foi instituída em 2005 pela 43ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Dia do Nascituro é um dia em homenagem ao novo ser humano, à criança que ainda vive dentro da barriga da mãe. A data celebra o direito à proteção de sua vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

Para auxiliar na organização e vivência das atividades de evangelização, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e Comissão Nacional da Pastoral Familiar oferecem subsídio “Hora da Vida”. A publicação oferece  encontros com diferentes abordagens.

O primeiro tema é Políticas Públicas  em Defesa da Vida. Tem como base os ensinamentos da primeira Exortação Apostólica do papa Francisco, Evangelli Gaudium”. Outras temas são sugeridos para as reuniões em grupos como responsabilidade política e social, educação para o amor, memória e gratidão; todos eles voltados para a reflexão sobre a vida.

A Hora da Vida tem como objetivo ajudar nossas comunidades e nossas famílias a se organizarem e a viverem bem a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro. Este ano traz como tema de reflexão “Em Família Defendemos a Vida!”. “A Salvação do mundo passa pela Família”, dizia Santo João Paulo II.

Reze a oração pela vida:

Nós vos louvamos Senhor Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais,
e todas as pessoas que cuidam da vida desde o seu início, até o fim.
Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, a luz da fé e do amor fraterno.
Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças,
nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos.
Amém!