PRESBÍTEROS DIOCESANOS

Padre Ângelo Bússolo

E-mail: angelobussolo@gmail.com

Nascimento
Nasceu aos 14 de setembro de 1942 em Orleans/SC.

Ordenação Presbiteral
Foi ordenado presbítero aos 05 de julho de 1979 em Orleans/SC por Dom Anselmo Pietrulla. Seu lema presbiteral é “Eu vim para servir e não par ser servido”.

Estudos Realizados
Fez as primeiras séries do Ensino Fundamental na Escola Municipal do Km92, Orleans/SC e da 5ª série em diante no Seminário de São Ludgero e no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão/SC. Neste último, também cursou o Ensino Médio. Graduação em Filosofia no Seminário “Rainha dos Apóstolos”, Curitiba/PR, titulado pela Faculdade de Ijuí RS. Graduação em Teologia pelo Instituto Teológico de Curitiba/PR. Em 1990, fez o IBRADES, no Rio de Janeiro e formou-se em Direito, em 1999, pela UNISUL, Tubarão/SC.

Ofícios
Iniciou suas atividades no Seminário Nossa Senhora de Fátima, onde foi reitor de 1972 a 76. Dedicou-se, por um ano e meio, ao atendimento dos doentes e funcionários do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. Em 1998, ingressou na Prefeitura de Tubarão, onde foi um dos co-fundadores da FUNDESCO, dedicando-se à organização das comunidades. Ao final da gestão, havia criado, junto com uma equipe, 27 conselhos comunitários, alguns ainda hoje existentes.  Na atual gestão, contribuiu, durante um ano e três meses, na implantação do orçamento participativo, em Tubarão. Foi pároco em Oficinas e Jaguaruna e iniciou os preparativos para a Criação da Diocese de Criciúma, onde residiu durante três anos. Ajudou nas paróquias de Imbituba, Nova Brasília, Magalhães, Cabeçuda, São José (Criciúma), Treviso, Morro da Fumaça, Vila Nova e Morrotes e Gravatal. Atualmente colabora na Paróquia de Pedras Grandes. Foi co-criador da Escola de Teologia para Leigos e da Escola de Formação Fé e Política. Preside a Cáritas Diocesana, Coordena a Escola de Formação Fé e Política, atua junto ao Tribunal Eclesiástico de Florianópolis como defensor do vínculo, colabora na assessoria da Pastoral dos Pescadores, Pastoral Afro e Carcerária e é membro da comissão “Frente Brasil Democrático”.