Juventude – Encontro Nacional

(09/09/2018)

Nos dias 7 e 8 de setembro, reuniram-se em Brasília/DF os Responsáveis Diocesanos da Juventude com os bispos referenciais da Juventude no Brasil. Este é o XIV ENRDJ. Principal ponto da pauta foi o Projeto IDE. Pe. Antônio Luiz Castelan falou do Projeto e sobre a mística e a eclesiologia que devem animar a ação pastoral com os jovens. Da diocese de Tubarão, participou do encontro o Coordenador Diocesano do Setor Juventude, Murilo Medeiros, de onde trouxe os encaminhamentos a serem praticados na diocese.

O Projeto IDE se desenvolve neste período, 2018 - 2020, em que a Igreja vive a preparação, a realização e o acolhimento às conclusões do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude. O IDE consiste de cinco eixos pastorais: 1. Missão – tem em vista estimular a mística e a atitude missionária nas juventudes do Brasil; 2. Formação – visa ampliar e melhorar os espaços e oportunidades de formação de assessores, acompanhantes, lideranças e coordenadores de grupos juvenis em todo o país; 3. Estruturas de Acompanhamento – fomenta estimular a criação do Setor Diocesano da Juventude, como lugar de comunhão e unidade das diversas expressões juvenis; 4. Ecologia – visa levar a juventude aprofundar o estudo e as inspirações da Carta Encíclica Laudato Si, estimulando a consciência ecológica e ações locais de cuidado da Casa Comum; 5. Políticas Públicas – tem em vista estimular a presença da Juventude nos conselhos municipais e sua participação ativa na discussão por políticas públicas como agentes na construção da Civilização do amor.