Curso de Atualização de Gestão do Economato

Pe. Rafael Uliano (01/10/2018)

Entre os dias 26 a 28 setembro, o Axis Instituto ofereceu, na cidade de Porto Alegre-RS, capacitação exclusiva para religiosos, membros do clero e funcionários das entidades eclesiásticas e confessionais.

O objetivo do encontro foi atualizar os participantes quanto aos procedimentos gerenciais, canônicos e eclesiásticos aplicáveis ao processo de reorganização institucional e de profissionalização da gestão dos bens dos Institutos, Congregações, Ordens, Dioceses, Paróquias, demais entidades eclesiásticas e suas obras.

Ministrado por profissionais com sólida experiência, formação e atualização internacional o curso concentrou-se nas grandes questões gerenciais, patrimoniais, financeiras e nas dúvidas relevantes quanto à reestruturação (ou não) das entidades eclesiásticas e na relação destas com suas instituições confessionais (ex.: Colégios, Hospitais e Obras Sociais), diante das polêmicas e controvérsias advindas da aplicabilidade dos aspectos legais, de modo particular o Acordo entre a República Federativa do Brasil e a Santa Sé.

Da Diocese de Tubarão participaram os padres Pedro De Biasi (ecônomo diocesano) e Rafael Uliano (administrador da Livraria Diocesana, Rádio e TV Tubá).