Diocese de Tubarão é representada na Jornada Mundial da Juventude

Redação Folha Regional (25/01/2019)

Teve início nesta terça-feira, 22, mais uma Jornada Mundial da Juventude. Entre os dias 22 a 27, as atenções se voltam para o Panamá, pequeno país que liga a América do Sul à América Central, escolhido pelo Papa Francisco em 2016 para sediar a JMJ 2019. Com pouco mais de quatro milhões de habitantes, o país se preparou para receber o Papa Francisco e os milhares de jovens de várias partes do mundo.

A escolha do Papa Francisco permitiu que um maior número de centro-americanos e do norte da América do Sul participassem desta Jornada, o que é perceptível pela quantidade de grupos vindos de El Salvador, Nicarágua, Costa Rica, Venezuela e Colômbia.

Seis jovens estão no Panamá representando a Diocese de Tubarão. Eles pertencem às paróquias de Oficinas, em Tubarão, Treze de Maio e São Ludgero. Foram sete horas de voo até o país sede da JMJ, sendo que diferença de fuso-horário é de três horas.

Nossa equipe entrou em contato com alguns jovens representantes da diocese que estão no Panamá e as expectativas para mais uma jornada mundial são as melhores possíveis. "Hoje às 17 horas (horário do Panamá - 20 horas no Brasil) estaremos participando da missa de abertura. A expectativa é que nos encontremos com mais peregrinos dividindo a mesma fé, levando as orações direto aqui do Panamá para o Brasil, para a Diocese de Tubarão e para as paróquias. Estamos com uma delegação de seis jovens representando a diocese de tubarão, sendo um voluntário e os demais peregrinos. É uma alegria enorme poder representar a diocese e o Brasil aqui na jornada", relatou Felipe Antunes Mendes, da Paróquia de Oficinas. "Esta é a terceira jornada que eu participo. Viemos eu e meu esposo da paróquia São José de Treze de Maio. Cada jornada é única. Ela tem um sentimento único. A gente vive uma forma muito intensa, a troca de culturas e experiências. Essa energia da juventude católica é maravilhosa e levar um pouco desse calor e desse amor para nossa juventude da nossa paroquia, da nossa diocese e da nossa comarca de Jaguaruna e muito gratificante", destacou Mirieli Giraldi Magagnin, da Paróquia de Treze de Maio.

A Jornada Mundial da Juventude teve início em 1986, instituída pelo então Papa João Paulo II. A JMJ acontece a cada três anos em países diferentes e esta é a 33ª edição do evento. (Com informações do site Vatican News)

Papa Francisco embarca rumo ao Panamá

O voo da companhia italiana partiu do aeroporto de Fiumicino na manhã desta quarta-feira, 23, às 9h35 (horário local). O Pontífice e a comitiva chegarão à capital panamenha depois de percorrer 9.500 quilômetros em 13 horas de voo. A chegada está prevista às 16h30min (horário local), onde haverá o acolhimento oficial no aeroporto internacional de Tocumen. (Fonte Pascom Diocese de Tubarão)

Fonte e imagem: Divulgação/Felipe Antunes Mendes/Folha Regional