Festa de Passos 2018 em Imaruí/SC

(18/03/2018)

A Paróquia de Imaruí já está preparada para mais uma Festa do Senhor Bom Jesus dos Passos. Com a expectativa de mais de 50 mil visitantes, toda a cidade está se mobilizando para acolher bem os romeiros de todas as partes do Brasil.

Confira abaixo a programação completa.

Dia 14/02 QUARTA FEIRA DE CINZAS

20h – Abertura Solene da Quaresma e Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e superação da violência”. “Vós sois todos irmãos (Mt 23,8)”, com Santa Missa das Cinzas, com benção e envio das equipes com as imagens peregrina do Senhor Bom Jesus dos Passos.

Dia 11/03 QUARTO DOMINGO DA QUARESMA

19h - Abertura da Semana da Festa, com Santa Missa e Benção da Praça que acolherá os Romeiros, com a participação dos Coroinhas e Ministros da Comunhão de toda a Paróquia.

Presidente: Dom José Mário Stroeher, Bispo Emérito da Diocese de Rio Grande. Animação: Coral Raízes / Liturgia: Ministros da Comunhão

Dia 12 SEGUNDA FEIRA

19:30 – Via Sacra Campal da Unidade, com início no Hospital São João Batista percorrendo as ruas da cidade até a Igreja Matriz, acompanhada da Banda Municipal Unidos de Imaruí.

Presidente: Pe Valdeci Cardoso Vieira e Pe Aluísio Heidemann Jocken.

Organização: Pastorais da Matriz

Dia 13 TERÇA FEIRA

20h – Santa Missa da Juventude, Estudantes e Professores de todos os Colégios Municipais e Estaduais.

Presidente: Pe Valdeci Cardoso Vieira

Animação: Marquinhos e Guilherme / Liturgia: Setor Juventude

Dia 14 QUARTA FEIRA

20h – Santa Missa da Catequese, com a presença dos Catequizandos, pais e Catequistas de toda a Paróquia.

Presidente: Pe Realdo Antônio Sartor (Paróquia de Gravatal).

Animação: Irmão Sol e Irmã Lua de Taquaraçutuba / Liturgia: Catequese Paroquial

Dia 15 QUINTA FEIRA

20h – Missa dos Casais e namorados, bênçãos às famílias e Renovação das Promessas do Sacramento do Matrimônio.

Celebrante: Pe Rodrigo José da Silva (Reitor do Seminário Nossa Senhora de Fátima).

Animação: Movimento de Irmãos da Matriz / Liturgia: Movimento de Irmãos de Aratingaúba.

Dia 16 SEXTA FEIRA

20h – Solene Novena cantada em latim, lembrando e resgatando o início da Devoção ao Senhor dos Passos. Adoração ao Santíssimo Sacramento. Cerimônia de Cerração da Sagrada Imagem, recordando o misterioso “caixote” deixado pelo barco no cais do porto. Procissão do Silêncio, transladando a venerável Imagem até a capelinha do Senhor dos Passos, onde haverá vigília e oração durante a noite, coordenada pela Irmandade de Passos.

Presidente: Pe Claudemir Serafim (Paróquia de Rio Fortuna).

Animação: Adriano Rosa da Silva / Liturgia: Pastoral do Dizimo da Matriz e Apostolado da Oração da Matriz.

Dia 17 SÁBADO (VÉSPERA DA FESTA)

Durante o dia, haverá visitação à Sagrada Imagem e orações na Capelinha do Senhor dos Passos, guarnecida pelos “Guardiões do Santo”.

19:30 – Procissão do retorno, transladando a venerável Imagem do Senhor dos Passos até a Igreja Matriz, acompanhada pela Banda Municipal Unidos de Imaruí.

Presidente: Dom João Francisco Salm, Bispo Diocesano de Tubarão.

Animação: Irineu Calegari e Flávia Corrêa / Liturgia: Comunidade de Ribeirão de Imaruí.

Dia 18 DOMINGO

00h – Caminhada saindo em frente a Paróquia de Nova Brasília, Imbituba.

Benção dos Caminheiros e Peregrinos.

04h – Acolhida aos Caminheiros e Romeiros (Pe Valdeci Cardoso Vieira  e Marquinhos).

06h – Oração do Santo Terço.

Responsáveis: Terço dos Homens.

06:30h – Santa Missa da Aliança

Presidente: Pe Valdeci Cardoso Vieira

Animação: Marquinhos / Liturgia: Coordenação Paroquial da Mãe Peregrina, Irmandade Nossa Senhora das Dores e Congregação Mariana.

08:30h – Santa Missa Festiva

Presidente: Pe Carlos Henrique Machado Fernandes (Paróquia de Magalhães, Laguna).

Animação e Liturgia: Grupo Luz de Deus de Vila Nova Alvorada, Imbituba.

10:30h – Santa Missa Festiva

Presidente: Pe Aluísio Heidemann Jocken

Animação: Tons de Deus / Liturgia: Rede Feminina de Combate ao Câncer

12h – Pausa para o almoço. Momento de Louvor com o Grupo Tons de Deus.

13:30h – Santa Missa dos Romeiros

Presidente: Pe Pedro Paulo das Neves (Paróquia de Imbituba).

Animação: Amigos do Shalom / Liturgia: Comunidade Cangueri Quadro

15h – Procissão com as Veneráveis Imagens do Senhor Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, motivada pelo Pe Pedro de Biasi. Canto do “MISERERI”, executado pela Banda Municipal Unidos de Imaruí. Presença dos Personagens Bíblicos da Paixão e da Verônica, que entoará “Oh, Omnis”. Tradicional Sermão do Encontro que será proferido pelo Reverendíssimo Padre Márcio Alexandre Vignoli. Agradecimentos e anúncio da próxima festa. Benção e envio dos Romeiros.

20h – Piedosa Visita aos Sete Passos da Paixão, refazendo o percurso da procissão.

Responsável: Irmandade Senhor dos Passos.