Dia de São Tiago, amigo próximo de Jesus

Thursday, July 25, 2019 | Fonte: CNBB

O Dia de São Tiago é celebrado em 25 de julho em homenagem ao padroeiro dos peregrinos, cavaleiros, farmacêuticos, veterinários, químicos. Ele também é padroeiro da Espanha, Guatemala, Chile e Nicarágua.

São Tiago, um dos doze apóstolos de Jesus, é conhecido como Tiago Maior, para diferenciá-lo de Tiago Menor, que era de Nazaré e primo de Jesus. Ele é conhecido também como São Tiago Apóstolo, Santiago e Santiago de Compostela.

Segundo o bispo de Cametá (PA), dom José Altevir, o santo era filho de Zebedeu e Salomé e nasceu em Betsaida, às margens do Mar da Galiléia. São Tiago foi um dos primeiros discípulos chamados por Jesus e fazia parte dos mais íntimos, ao lado de Pedro e João. Nos momentos mais importantes da missão de Jesus, como a Transfiguração, a Ressurreição da filha de Jairo, a Santa Ceia entre outros, esses três estavam sempre presentes.

Dom José Altevir salienta que Santiago viveu uma missão muito prática onde a fé “estava para as suas ações assim como as suas ações eram reflexo de sua fé”. A última vez que São Tiago aparece nas Sagradas Escrituras é em Atos 12, 1-2, onde se noticia seu martírio. O texto diz que Herodes Agripa, filho de Herodes, rei da região sul de Israel chamada Judéia, “Mandou matar Tiago, irmão de João, pelo fio da espada”. Isso aconteceu perto do ano 44, na cidade de Jerusalém.

Seu corpo foi levado à comunidade de Galiza e sepultado na capital Compostela, que passou a ser chamada de Santiago de Compostela, em sua homenagem. Durante a Idade Média, a Igreja concedeu indulgência plenária a todos aqueles que fizessem peregrinação à Catedral de Santiago de Compostela, com espírito de penitência, de arrependimento e de conversão. Por isso, um grande número de fiéis começou a fazer este caminho de peregrinação e o seguem fazendo até hoje.

Dom Altevir enfatiza que o dia 25 de julho é uma data importante na vida dos santos, na vida da igreja. “É uma data a ser comemorada com bastante devoção porque ela é um convite onde nos une a fé à vida”, salienta. O bispo lembra também que neste mesmo dia é celebrado no Brasil o Dia do Agricultor. “É o dia do trabalhador rural e te digo isso porque é um convite realmente àquela palavra forte: a fé sem as obras é vã, é vazia, mas o que tem atrás de tudo isso é todo um contexto que a pessoa de São Tiago traz para a Igreja”, finaliza.