O que a Bíblia e a Igreja dizem sobre a natureza?

19/09/2019 18:12 | Laura Galvão

Aprendemos na escola, desde crianças, que precisamos cuidar do Meio Ambiente. Por vezes, a Igreja também nos chama a atenção para essas temáticas também, como é o caso do Sínodo da Amazônia.

Mas nem sempre relacionamos o tema a uma visão, digamos, religiosa. Por isso, hoje resolvemos trazer alguns versículos bíblicos, frases de santos e de pensadores cristãos sobre a natureza e como nós, que somos membros da Igreja Católica, temos tudo a ver com o Meio Ambiente.

1. “Todas as coisas foram feitas por intermédio d'Ele; sem Ele, nada do que existe teria sido feito” (João 1, 3).

2. “Então, disse Deus: ‘Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acordo com as suas espécies’. E assim foi. A terra fez brotar a vegetação: plantas que dão sementes de acordo com as suas espécies, e árvores cujos frutos produzem sementes de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom” (Gênesis 1,11-12).

3. “Disse Deus: "Eis que dou a vocês todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão" (Gênesis 1:26-30).

4. “Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom” (Gênesis 1, 31).

5. “Vós amais tudo o que existe e não odiais nada do que fizestes; porque, se odiásseis alguma coisa, não a teríeis criado” (Sabedoria 11, 24).

6. “Não creiais que Deus nos proíbe totalmente de amar o mundo. Não! Devemos amá-lo, porque tudo aquilo a que Ele deu existência é digno do nosso amor” (Santa Catarina de Sena).

7. “As criaturas da terra sentem todas como nós. As criaturas aspiram todas por felicidade, como nós. As criaturas da terra amam, sofrem e morrem todas como nós. Portanto, as criaturas do Criador onipotente são iguais a nós, são nossas irmãs” (São Francisco de Assis).

8. “Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!” (Salmo 150,5).

9. “As árvores e os astros ensinar-te-ão o que nunca poderás aprender dos mestres” (São Bernardo de Claraval).

10. “A experiência demonstra que toda atitude de desprezo pelo ambiente provoca danos à convivência humana e vice-versa. Surge, assim, com mais evidência, um nexo incindível entre a paz com a Criação e a paz entre os seremos humanos” (Bento XVI, 01 de janeiro de 2007).

11. “Vós vos empenhais, e bem, pela manutenção do ambiente, das plantas e dos animais. Empenhai-vos ainda mais decididamente pela vida humana, que na hierarquia da Criação, está muito acima de todas as realidades criadas do mundo visível!” (João Paulo II, 08 de setembro de 1985).

12. “Pois fizestes todas as coisas e pela Vossa vontade existem e foram criadas” (Apocalipse 4,11).

Link fonte: Divulgação/Jovens de Maria