Principal | Notícias | Diocese | PASCOM

Dia Mundial dos Pobres

Pe. Rafael Uliano (17/11/2017)

O Papa Francisco, na conclusão do Ano Santo extraordinário da Misericórdia, publicou a Carta Apostólica “Misericordia et Misera” (Misericórdia e Miséria, tomando de empréstimo as palavras de Santo Agostinho ao comentar o encontro de Jesus e a samaritana), na qual faz a seguinte proposta: “(…) Institui que, como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência 33° Domingo do Tempo Comum (19 DE NOVEMBRO), o DIA MUNDIAL DOS POBRES. Será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que se identificou com os mais pequeninos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia (Mt 25, 31-46) “MM, n. 21). A CNBB, por sua vez, convida para a Jornada Mundial dos Pobres, de 12 a 19 de novembro, tendo o tema do Dia Mundial: “Não amemos com palavras, mas com obras”.

Infelizmente, tudo ficou para a última hora. Começamos ontem a Jornada, e a maioria das pessoas nem sabem que ela está sendo realizada. Esperamos que no próximo ano não aconteça o mesmo.

U M A   S U G E S T Ã O :

O que você pode fazer em favor dos pobres nesta semana, especialmente no domingo? Por menor que seja o gesto, será importante. Façamos algo para expressar o nosso amor para com os mais pobres e a nossa comunhão com o Papa Francisco.

Se desejar saber mais a respeito do Dia Mundial dos Pobres, sugiro acesso e a leitura dos seguintes textos: Rádio Vaticano e CNBB.