ORGANIZAMOS DE PARTICIPAÇÃO

Principal | Organização | Organismos de participação | Assembleia Comarcal de Pastoral

Assembleia Comarcal de Pastoral

1. A Assembleia Comarcal de Pastoral é um instrumento de comunhão e participação, na medida em que reúne os membros da Igreja que estão mais comprometidos no trabalho eclesial no nível comarcal, para pensar e definir comunitariamente prioridades, objetivos e programas de ação. É lugar de decisões amplas e de grande animação pastoral no respectivo nível eclesial.

2. São membros das Assembleias Comarcais o vigário comarcal, os padres que trabalham na Comarca, religiosas inseridas na vida pastoral, coordenadores/as dos conselhos paroquiais de pastoral, coordenador(a) comarcal dos Grupos de Famílias, coordenadores/as comarcais de cada pastoral, movimento, associação e organismo, coordenadores diocesanos dos segmentos pastorais que residem na Comarca, coordenadores paroquiais dos serviços organizados em nível comarcal e a coordenação diocesana de pastoral.

3. A Assembleia reúne-se, anualmente, para avaliar o ano pastoral comarcal, acolher os encaminhamentos da Assembleia Diocesana, elaborar e aprovar as ações comuns comarcais para cada ano. Poderá ser convocada extraordinariamente sempre que houver justificadas razões para tal.

4. As decisões sãoo tomadas mediante voto aberto e por consenso da maioria absoluta (metade +1).

5. A Assembleia Comarcal de Pastoral é presidida e conduzida pelo Vigário Comarcal.

6. A Ata da Assembleia é redigida no mesmo Livro de Atas do Conselho Comarcal de Pastoral e pelo/a respectivo/a secretário/a.

7. Para o melhor funcionamento da Assembleia, outros serviços são distribuídos, anteriormente, entre seus membros: recepção, animação, liturgia, cronometria etc...