ORGANIZAMOS DE PARTICIPAÇÃO

Principal | Organização | Organismos de participação | Assembleia Paroquial de Pastoral

Assembleia Paroquial de Pastoral

1. Assembleia de Pastoral é um instrumento de comunhão e participação, na medida em que reúne os membros da Igreja que estão mais comprometidos no trabalho eclesial, no nível paroquial, para pensar e definir comunitariamente prioridades, objetivos e programas de ação. É lugar de decisões amplas e de grande animação pastoral no respectivo nível eclesial.

2. São membros das Assembleias Paroquiais os padres que trabalham na paróquia, religiosos inseridos na pastoral, coordenador(a) das comunidades religiosas, coordenação do CPP, coordenador(a) paroquial dos Grupos de Famílias, coordenadores paroquiais das pastorais, movimentos, associações e organismos, coordenação dos conselhos de pastoral das comunidades.

3. A Assembleia reúne-se, anualmente, para avaliar o ano pastoral paroquial, acolher os encaminhamentos da Assembleia Diocesana, escolher e aprovar as prioridades e urgências na paróquia, aprovar as ações comuns paroquiais e o plano de ação pastoral para cada ano. Poderá ser convocada extraordinariamente sempre que houver justificadas razões para tal.

4. As decisões são tomadas mediante voto aberto e por consenso da maioria absoluta (metade +1).

5. A Assembleia Paroquial de Pastoral é presidida pelo pároco e conduzida pela coordenação do Conselho Paroquial de Pastoral.

6. A Ata da Assembleia é redigida no mesmo Livro de Atas do Conselho Paroquial de Pastoral e pelo/a respectivo/a secretário/a.

7. Para o melhor funcionamento da Assembleia, outros serviços são distribuídos, anteriormente, entre seus membros: recepção, animação, liturgia, cronometria etc...