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ORGANIZAMOS DE PARTICIPAÇÃO

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Conselho de Pastoral da Comunidade

1. O Conselho de Pastoral da Comunidade é um grupo de pessoas que, estando à frente das pastorais e da animação eclesial neste nível eclesial, os representam. A função principal é a de ser um lugar de participação, reflexão, decisão, execução e avaliação pastoral, a partir dos encaminhamentos aprovados em assembleia, garantindo a vida de comunhão na Igreja e a dinâmica pastoral.

2. São membros do Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC) o/a coordenador/a dos Grupos de Famílias, coordenador/a de cada pastoral, movimento, associação e organismo organizado na Comunidade, coordenador/a de Comunidades Religiosas locais.

3. O Conselho de Pastoral da Comunidade reúne-se duas vezes ao ano, logo após as reuniões do CPP, em datas previamente agendadas e inclusas no Cronograma Anual Paroquial.

4. São suas atribuições:
- Refletir sobre a vida da comunidade e propor novos caminhos na evangelização;
- Manter a caminhada pastoral sob contínua avaliação;
- Ser um instrumento de comunhão eclesial e dinamizar a pastoral na Comunidade em sintonia com a Paróquia;
- Planejar a Assembleia de Pastoral da Comunidade;
- Dar encaminhamento às decisões da Assembleia;
- Despertar a consciência de uma Igreja ministerial, incentivar as diversas vocações para os ministérios ordenados, a vida consagrada e os ministérios leigos e formar as lideranças;
- Estudar e promover a captação de recursos financeiros, priorizando a oferenda do dízimo como fonte principal de manutenção eclesial e decidir sobre a sua melhor aplicação de acordo com o espírito cristão;
- Realizar as festas religiosas junto com a Equipe Administrativa;
- Apreciar e aprovar os projetos orçamentários e os balanços financeiros.

5. O CPC tem uma equipe de coordenação formada pelo presidente (pároco), coordenador/a, secretário/a e tesoureiro/a eleitos no CPC e provisionados pelo Bispo.

6. Com exceção do presidente, os demais membros da coordenação cumprem um mandato de três anos. Poderá haver a recondução por mais um mandato, mediante aprovação do CPC e emissão de nova provisão do bispo;

7. A posse da coordenação dá-se por ocasião de uma celebração eucarística na Comunidade e mediante a leitura da provisão.

8. Suas principais competências são: - O presidente (pároco) promove a constituição do CPC e o anima. - O/a Coordenador/a elabora em sintonia com os demais membros da coordenação e com o CPP a pauta das reuniões do CPC e das Assembleias e as conduz. - O/a Secretário/a redige e lê as atas das reuniões do CPC e das Assembleias e mantém em dia o cadastro das lideranças. - O/a Tesoureiro/a faz, anualmente, de comum acordo com o CPC, a previsão orçamentária das receitas e despesas, torna ciente o CPC sobre as finanças e acolhe as proposições do CPC no que diz respeito aos assuntos administrativos e econômicos da Comunidade.

9. A equipe de coordenação representa o CPC no Conselho Paroquial de Pastoral.

10. Para cuidar dos assuntos administrativos e econômicos, o tesoureiro indica três colaboradores a serem aprovados pelo CPC do qual passarão a fazer parte e cumprirão as seguintes funções:
- Zelar pela conservação e promover reforma dos bens patrimoniais da comunidade eclesial;
- Colaborar na realização das festas;
- Providenciar os pagamentos de rotina e os demais, aprovados pelo Conselho de Pastoral da Comunidade;
- Manter em ordem o Livro Caixa, registrando as entradas e saídas e juntar as notas fiscais e recibos dos pagamentos efetuados e das entradas recebidas;
- Obedecer às normas de contabilidade e sujeitar-se às regras de controle e fiscalização financeira correspondentes;
- Enviar, mensalmente, à paróquia a planilha da movimentação financeira com os correspondentes recibos e notas fiscais e arquivá-los após a devolução do Escritório de Contabilidade;
- Realizar, anualmente as coletas determinadas pela Igreja: Coleta da Solidariedade (Domingo de Ramos), Lugares Santos (6ª Feira-Santa), Óbolo de São Pedro (na festa de S. Pedro e S. Paulo), Missões (3º domingo de outubro), Campanha da Evangelização (3º domingo do Advento). Tão logo feitas as coletas, repassá-las à Secretaria Paroquial que procederá aos encaminhamentos devidos;
- Repassar, mensalmente, para o caixa-comum da paróquia o valor estabelecido pelo Conselho Paroquial de Pastoral, tendo em vista o atendimento das despesas paroquiais;
- Apresentar ao Conselho de Pastoral da Comunidade, anualmente, o projeto de previsão orçamentária das receitas e despesas (Cf. Código de Direito Canônico, c. 1287);
- Apresenta à comunidade os balancetes de festas e promoções e, mensalmente, as entradas (dízimo, coletas, doações, aluguéis etc...) e as saídas (Cf. Código de Direito Canônico, Cân. 1287);
- Cumprir as obrigações relativas aos encargos sociais, conforme determina a lei;

11. Na administração dos bens da Igreja, é dever seguir as orientações contidas no Manual de Procedimentos Administrativos da CNBB e as Orientações da Diocese.