ORGANIZAMOS DE PARTICIPAÇÃO

Principal | Organização | Organismos de participação | Coordenação Diocesana de Pastoral

Coordenação Diocesana de Pastoral

1. A Coordenação Diocesana de Pastoral é um organismo de animação e coordenação da caminhada pastoral da Diocese.

2. A Coordenação é constituída pelo Coordenador, presbítero escolhido pelo Bispo, e demais pessoas liberadas pelas pastorais, organismos e associações em nível diocesano.

3. Ao Coordenador Diocesano de Pastoral, em estreita relação com o Bispo, compete:
- Propor, anualmente, o orçamento correspondente ao exercício pastoral do período;
- Dirigir e coordenar toda a ação pastoral da diocese e animar constantemente a pastoral diocesana;
- Acompanhar as reuniões, as atividades e produção de subsídios dos diversos setores de pastoral;
- Promover e animar os processos de formação permanente dos agentes de pastoral;
- Zelar pelo funcionamento pastoral das paróquias e cuidar para que as decisões pastorais da diocese sejam postas em prática, além de prestar assessoria aos Conselhos Paroquiais de Pastoral, quando for necessário ou solicitado;
- Acompanhar a vida e a caminhada pastoral nas comarcas, através de contatos e, sobretudo, participando sempre das reuniões dos Conselhos Comarcais de Pastoral;
- Convocar e moderar as reuniões ordinárias e extraordinárias da Coordenação Ampliada e do Conselho Diocesano de Pastoral;
- Representar a diocese, junto à CNBB Regional, em eventos com fins pastorais.

4. A Coordenação Diocesana de Pastoral denomina-se “Ampliada” quando integra os Vigários Comarcais e “Ampliada com Assessores” quando também os ex-coordenadores de pastoral integram a Coordenação.

5. A Coordenação Diocesana de Pastoral Ampliada reúne-se, ordinariamente, sempre antes das reuniões do Conselho Diocesano de Pastoral e dos Conselhos Comarcais para refletir a caminhada pastoral e propor a pauta das reuniões dos Conselhos.

6. A primeira reunião do ano letivo e a que precede a Assembleia Diocesana de Pastoral anual tem também a presença dos Assessores (ex-coordenadores de pastoral).