Grupos de famílias

Principal | Organização | Grupos de Famílias

OBJETIVO

Organizar as famílias em pequenos grupos que se reúnem nas casas para rezar, para iluminar a vida com a Palavra de Deus e com os ensinamentos da Igreja e para viver bem a vida cristã através da mútua ajuda, do compromisso missionário e a serviço da vida plena para todos.

O QUE SÃO?

São um nível eclesial que se coloca entre a família e a comunidade. Espaço privilegiado para formação continuada do cristão, para a Leitura e Reflexão da Bíblia, para a Oração e para a vivência da dimensão social da fé.

São frutos do Concílio Vaticano II e os primeiros Grupos tiveram início em 1965 e eram conhecidos como Círculos Bíblicos, depois Grupos Bíblicos. A partir de 1987 passaram a chamar-se Grupos de Famílias.

As Comunidades Eclesiais integram os cristãos, famílias e Grupos de Famílias para viver, neste outro nível eclesial, a comunhão e cumprir o dever da caridade, do ensino e da celebração, sendo a Eucaristia o grande eixo agregador. (PDP nº155)

ORGANIZAÇÃO DIOCESANA

Coordenação Diocesana formada pelo casal Coordenador Diocesano, pelas as equipes de coordenação das 04 comarcas e pelo Asssessor Diocesano.

Coordenações Comarcais formadas, em cada Comarca, pelo casal coordenador comarcal e coordenador/a de cada paróquia.

Coordenações Paroquiais formadas pelo/a coordenador/a paroquial e pelos coordenadores em cada Comunidade.

Coordenação na Comunidade, formada pelo/a coordenador/a dos Grupos de Famílias da Comunidade e os/as líderes de cada Grupo.

NÚMERO DE GRUPOS DE FAMÍLIAS

Comarca de Braço do Norte: 648
Comarca de Laguna: 389
Comarca de Jaguaruna: 235
Comarca de Tubarão: 455
Total: 1727 grupos.

O QUE OS GRUPOS FAZEM?

Reuniões em Famílias para:
- Estudo dos Temas oferecidos pelos roteiros.
- Reza do terço nas casas, nas ruas, na Igreja...
- Novenas.
- Horas Santas(adoração ao Santíssimo).
- Celebrações Eucarísticas nas casas.
- Encenações.
- Celebração de aniversários.
- Confraternização de encerramento dos encontros.

Participação em eventos:
- nas famílias.
- na comunidade.
- na paróquia.
- na comarca.
- nos eventos Diocesanos, Interdiocesanos, Regionais Interestaduais (SULÃO), Intereclesiais (como representatividade).

Na dimensão social da Igreja:
- Participação em projetos sociais.
- Divulgação da e participação na Escola de Fé e Política.
- Coletas de assinaturas para projetos populares: Eleições limpas; Saúde mais Dez; Plebiscito Popular (reforma política), etc.
- Campanha coleta de alimentos e roupas, cobertores para os mais necessitados.
- Visitas a novas famílias na cidade (quando chegam de mudança).
- Atendimento aos imigrantes.
- Mutirão para construção e reforma de casas para pessoas carentes ou atingidas por desastres (incêndio, ventania, temporal).

Apresentação (powerpoint)Download

CASAL COORDENADOR DIOCESANO E ASSESSOR