Logotipo

PARÓQUIAS

Principal | Organização | Paróquias | Paróquia de Rio Bonito

Paróquia de Rio Bonito

Paróquia de Rio Bonito

Pároco: Pe. André Oenning
Horários de Missa: Domingo: 19h00
Horário de expediente: 2ª F a 6ª f: 08h00 às 11h00 e 14h00 às 17h00
Sábado: 08h00 às 11h00

Endereço:
Paróquia Santa Rosa de Lima
Rua Governador Irineu Bornhausen, 4700
88750-000 - RIO BONITO – Braço do Norte
Fone: (48) 3658-3185
E-mail: psantarosadelima@hotmail.com

Dados Históricos

PADROEIRA: Santa Rosa de Lima
FUNDAÇÃO: 16/12/2007

Segundo os moradores mais antigos a história desta comunidade remonta ao início do século XX, quando tropeiros que desciam da região serrana ficavam encantados com o brilho da lua nas águas límpidas do rio, donde provém então o nome Rio Bonito. Por essas terras afluíam um grande número de pessoas que, na época, dirigiam-se ao porto de Gravatal com intuito de fazer compras em Laguna.

Com o passar dos anos, famílias foram aqui fixando moradia e, aos poucos, nasce a necessidade do cultivo das tradições religiosas. A primeira capela foi construída pela Senhora Luisinha Sombrio (in memoriam), que por orientação de Pe. Tertuliano fez de Santa Rosa de Lima a Padroeira, devido ao fato de ser a primeira santa da América Latina.

A população foi crescendo e, com o desenvolvimento industrial da comunidade, a capela se tornara pequena para o número de fiéis. Foi então que sob a orientação do Pe.Valentim Oenning, em 05 de maio de 1978 iniciou-se a construção da nova capela, a atual matriz.

Agora, no que se refere à caminhada de Paróquia a história é muito recente. A data de instalação da mesma foi 16/12/2007 tendo como seu primeiro pároco Pe. Pedro Goulart Alves, que, já no ano anterior veio residir em Braço do Norte com a incumbência de atender as comunidades que pertenceriam à futura paróquia, bem como de organizar suas primeiras estruturas em vista de um melhor atendimento ao povo de Deus.

Atualmente, a paróquia é composta de 13 comunidades oriundas das paróquias Nosso Senhor do Bom Fim, de Braço do Norte e Sagrado Coração de Jesus de Gravatal.

Comunidades:

Comunidade Padroeiro/a
Matriz Santa Rosa de Lima
Jardim Andreia Mãe Peregrina
Travessão Nossa Senhora do Rosário
Alto Travessão Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Açucena Santa Teresinha do Menino Jesus
Sertão Santa Catarina de Alexandria
Azeiteiro Santa Luzia
Azeiteiro – Gruta Nossa Senhora de Fátima
São Januário São Januário
Rio Santo Antônio Santo Antônio
Floresta Nossa Senhora da Saúde
Santa Paulina Santa Paulina
Bela Vista Bem-aventurada Albertina

MENU PARÓQUIAS