PARÓQUIAS

Dados Históricos

PADROEIRA: Santa Rosa de Lima
FUNDAÇÃO: 16/12/2007

Segundo os moradores mais antigos a história desta comunidade remonta ao início do século XX, quando tropeiros que desciam da região serrana ficavam encantados com o brilho da lua nas águas límpidas do rio, donde provém então o nome Rio Bonito. Por essas terras afluíam um grande número de pessoas que, na época, dirigiam-se ao porto de Gravatal com intuito de fazer compras em Laguna.

Com o passar dos anos, famílias foram aqui fixando moradia e, aos poucos, nasce a necessidade do cultivo das tradições religiosas. A primeira capela foi construída pela Senhora Luisinha Sombrio (in memoriam), que por orientação de Pe. Tertuliano fez de Santa Rosa de Lima a Padroeira, devido ao fato de ser a primeira santa da América Latina.

A população foi crescendo e, com o desenvolvimento industrial da comunidade, a capela se tornara pequena para o número de fiéis. Foi então que sob a orientação do Pe.Valentim Oenning, em 05 de maio de 1978 iniciou-se a construção da nova capela, a atual matriz.

Agora, no que se refere à caminhada de Paróquia a história é muito recente. A data de instalação da mesma foi 16/12/2007 tendo como seu primeiro pároco Pe. Pedro Goulart Alves, que, já no ano anterior veio residir em Braço do Norte com a incumbência de atender as comunidades que pertenceriam à futura paróquia, bem como de organizar suas primeiras estruturas em vista de um melhor atendimento ao povo de Deus.

Atualmente, a paróquia é composta de 13 comunidades oriundas das paróquias Nosso Senhor do Bom Fim, de Braço do Norte e Sagrado Coração de Jesus de Gravatal.

Comunidades:

Comunidade Padroeiro/a