Portal Diocese de Tubarão

Site:
www.paroquiaimarui.com.br

Horário de Expediente:
08h às 12h e 13h30 às 17h30 (Segunda a Sexta-feira)
08h às 12h (Sábado)

Horário das Missas:
19h (Sexta-feira) - Missa da Saúde e Novena da Bem Aventurada Albertina
08h e 19h (Domingo)

DADOS HISTÓRICOS

Padroeiro: São João Batista
Fundação: 1833

Desde milênios, a lagoa de Imaruí, fertilíssima, atraiu o aborígene. Atraiu também o novo povo que dos Açores e da Ilha de São Vicente demandou Laguna. Imaruí foi feita freguesia, precisamente no dia 23 de agosto de 1833, pela Assembleia Geral Legislativa do Império, que também desmembrou lmaruí de Laguna e Vila Nova. Em 1833 existia uma pequena capela que em 1834 foi oficialmente elevada à condição de Matriz. A provisão tem a data de 09 de abril de 1834. Foi assinada por Monssenhor Vidigal, Vigário Capitular da Sede Vacante do Rio de Janeiro.

Nos meados do século XIX, viveu em lmaruí o famoso e culto Pe. Antônio Nunes Barreto que, ao longo dos anos, foi Vigário Forâneo da Comarca Eclesiástica de Laguna.

Ao pade italiano Dr. César Rossi, se deve a remodelação da igreja e a construção da casa canônica.

Em 06 de janeiro de 1950, toma posse de Imaruí, o Pe. Dr. Itamar Luiz da Costa, natural Laranjeiras, paróquia de Laguna. Doutorou-se em Teologia na Gregoriana de Roma. Pe. Dr. Itamar fez as duas torres da igreja de Imaruí e as duas estátuas que se encontram na praça contígua.

Pe. Arcângelo Sprícigo sucedeu Pe. Itamar, mas ficou só um mês em Imaruí (24/01/1959 a 15/02/1959). Em seguida, a paróquia de Imaruí ficou sob os cuidados dos Freis Capuchinhos.

Após a fase capuchinha, foram párocos em Imaruí: Pe. Silvestre Koepp (10/02/74 a 18/02/79); Pe. Egídio Schmoeller (1979-1982); Pe. Ludgero Feldhaus (1983-marco1984); Pe. Marcos Rech (abril de 1984-1987); Pe. José Lino Buss (1988-1990); Pe. José Benjamin Cipriano (1991 - 1992); Pe. Lucas Kastering (1992 a 18/10/1992); Pe. Rafael Schlickmann (1993 - 1994); Pe. Carlos Weck (1995); Pe. Paulo Rodrigues, Pe. Auricélio Costa, Pe Realdo Sartor e Pe. Edinei Ouriques da Silva.

Comunidades:

Comunidade Padroeiro/a