Portal Diocese de Tubarão

DADOS HISTÓRICOS

Padroeiro: São José
Fundação: 25/03/1966

Os primeiros nomes de Treze de Maio foram Presidente Prudente e Quadro. Treze de Maio era uma pequena sesmaria (Quadro) doada aos negros alforriados pela Lei Áurea na Abolição, nas populações do sul, mas precisamente na zona de Laguna. Infelizmente, essa experiência sociológica que seria única em Santa Catarina não foi em frente porque, em 1880 começaram a chegar os Bonelli, os Tramontin e outros imigrantes. Estes compraram as terras e os negros voltaram para Laguna.

O nome de Quadro prevaleceu de 1875-1890. Depois de 1890 denominou-se Núcleo de Treze de Maio. Em 1926, foi constituída a Vila de Treze de Maio. Mais tarde, o próprio povo chamou definitivamente de Treze de Maio. Aos 30.12.1961, Treze de Maio, que era distrito de Tubarão, tornou-se independente e constituiu-se município. O nome de Treze de Maio se deve à pertinácia de Luiz Bonelli, escriturário local, que "exigiu tal nome, em homenagem à Abolição".

Padres de Pedras Grandes rezavam em Treze de Maio. Em 25.04.1966 foi criada a paróquia, sendo o primeiro vigário, Pe. José Corsini, PIME. Foi seu substituto Pe. Arcân¬gelo Sprícigo.. Posteriormente residiram em Treze de Maio, Pe. Boleslau Smielewski, Pe. Luiz de Souza Ávila e Pe. Silvestre Philippi, Pe. Daniel Sprícigo (1976-1986), Pe. Orlando Cechinel (1987), Pe. Nivaldo Ceron (1988-2013). Atualmente é pároco Pe. Nilo Schilickmannn.

Comunidades:

Comunidade Padroeiro/a