PARÓQUIAS

DADOS HISTÓRICOS

Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus
Fundação: 30/01/66

Com João Martins de Souza, lagunense, filho do lusitano Euclides Martins de Jesus, casado com a índia D. Tomázia, seus filhos e seus escravos, começou o povoado de Gravatal, em 1842. João e Tomázia presidiram as obras da capela de São Sebastião, hoje ainda em uso litúrgico.

Em 1880 chegaram os imigrantes alemães. Em 1910 chegaram os italianos que fizeram o novo povo da nova Gravatal. O atendimento religioso era feito por Tubarão e, mais tarde, pela Paróquia de Armazém.

Gravatal, nome buscado nas grandes colônias de bromélias existentes na região, foi erigida paróquia por Dom Anselmo Pietrulla, em 30 de janeiro de 1966. Pe. Valdir Piazza Borges foi o primeiro pároco. Depois foram párocos Pe. Paulo Rodrigues e Pe. Realdo Sartor.

A pedra fundamental da atual Igreja Matriz recebeu a bênção no dia 07 de setembro de 1972. No dia 14 de dezembro de 1975 o novo templo, hoje Santuário do Sagrado Coração de Jesus, foi inaugurado.

Anualmente Gravatal recebe uma multidão de devotos por ocasião da festa do Sagrado coração de Jesus.

Comunidades:

Comunidade Padroeiro/a
Bela Vista São Cristóvão
Gruta Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Gruta Nossa Senhora da Saúde
Gruta Santa Luzia
Indaial de Cima Nossa Senhora Aparecida
Matriz Sagrado Coração de Jesus
Pouso Alto Santa Catarina (1951)
São Miguel São Miguel (1921)
Sertão dos Medeiros Nossa Senhora Aparecida
Termas do Gravatal Santo Antônio