Portal Diocese de Tubarão

DADOS HISTÓRICOS

Padroeiro: São José Operário
Fundação: 29/01/1956

Oficinas, até a criação da paróquia, era área pastoral atendida pela Paróquia da Catedral que recebia auxílio dos Padres do Sagrado Coração de Jesus do Colégio Dehon.

A paróquia São José Operário de Oficinas foi desmembrada da Catedral Diocesana - paróquia N. Sra. da Piedade - em 29.01.1956. Seu primeiro pároco foi o Pe. Boleslau Smielewski. Com a nomeação do Pe. Boleslau Oficinas tomou novo ânimo e floresceu a vida religiosa. A catequese e as irmandades receberam muito apoio do vigário. A construção da igreja foi um dos fatos mais importantes. O povo, em mutirão, com o padre junto, ia ao mato tirar madeira, buscar areia no rio, levantar as paredes. Foram grandes colaboradores na construção do templo os ferroviários e os colonos.

Pe. Luiz de Souza Ávila substitui o Pe. Boleslau em 1958. Padre Isidoro Ghislandi sucedeu ao Pe. Luiz de Souza Ávila. Em seu tempo foi concluída a construção da Igreja Matriz e construiu-se a casa paroquial e o prédio da Sociedade de Assistência Cultural e Social de Oficinas.

Depois de toda a infraestrutura pronta foram párocos: Pe. Valdemar Carminati – 1974 – 1979; Pe. Elias Della Giustina – 1980-agosto de 1982; Pe. Ângelo Bússulo - 07.08.1982 – julho de 1986; Pe. Marcos Rech - julho de 1986-1992. Depois, a sucessão de párocos foram: Pe. Ademar de Fáveri, Pe. Édison de Souza Müller, Pe. Edinei Ouriques da Silva, Pe. Vanderlei Martins da Rosa e Pe. Sérgio Jeremias de Souza.

Comunidades:

Comunidade Padroeiro/a