PARÓQUIAS

DADOS HISTÓRICOS

Padroeiro: São João Batista
Fundação: 09/08/1959

Capivari se compõe de territórios da Catedral e de Pescaria Brava. O bairro de Capivari começou a florescer com a implantação do beneficiamento do carvão, uma empresa subsidiária da Cia. Siderúrgica Nacional. Hoje Capivari, pela implantação da Tractebel, é o maior centro termoelétrico do país.

A primeira capela de Capivari foi benta no ano de 1928, nos tempos do vigário de Tubarão, Pe. Geraldo Spetmann. Nova Igreja, construída na colina onde hoje está o Ginásio de Esportes, foi inaugurada no ano de 1949, quando era vigário de Tubarão, Pe. Germano Brand.

Com a criação da Diocese de Tubarão, Dom Anselmo desmembrou Capivari e nomeou o primeiro vigário, um filho da terra, Pe. Urbano Mendes, que iniciou ali seu pastoreio, com provisão de coadjutor. Seu apostolado se estende de 1956 a 1963. Nos tempos do Pe. Urbano a paróquia teve sua força vital calcada no marianismo, com as congregações marianas e a Legião de Maria agindo intensamente na evangelização... No ano de 1963, é feito vigário um generoso sacerdote alemão, Pe. Eugênio Hoefler, que paroquiou até o ano de 1966. Pe. Boleslau Smielewski pastoreou Capivari de 1966 a 1967. Em 1968 assumiu como pároco em Capivari o Pe. Hilário Puzinski. A atual Igreja Matriz foi construída, durante seu pastoreio, na década de 1970.

Comunidades:

Comunidade Padroeiro/a