Logotipo

PARÓQUIAS

Principal | Organização | Paróquias | Capivari

Paróquia de Capivari

Paróquia de Capivari

Pároco: Pe. José Eduardo Bittencourt
Vigário Paroquial: Pe. Hilário Puziski

Endereço:
Paróquia São João Batista
Av. G. Mendonça Lima, s/nº - Caixa Postal 11
88745-000 - CAPIVARI DE BAIXO - SC


Fone: (48) 3623-1142
E-mail: paroquiadecapivari@hotmail.com

DADOS HISTÓRICOS

Padroeiro: São João Batista
Fundação: 09/08/1959

Capivari se compõe de territórios da Catedral e de Pescaria Brava. O bairro de Capivari começou a florescer com a implantação do beneficiamento do carvão, uma empresa subsidiária da Cia. Siderúrgica Nacional. Hoje Capivari, pela implantação da Tractebel, é o maior centro termoelétrico do país.

A primeira capela de Capivari foi benta no ano de 1928, nos tempos do vigário de Tubarão, Pe. Geraldo Spetmann. Nova Igreja, construída na colina onde hoje está o Ginásio de Esportes, foi inaugurada no ano de 1949, quando era vigário de Tubarão, Pe. Germano Brand.

Com a criação da Diocese de Tubarão, Dom Anselmo desmembrou Capivari e nomeou o primeiro vigário, um filho da terra, Pe. Urbano Mendes, que iniciou ali seu pastoreio, com provisão de coadjutor. Seu apostolado se estende de 1956 a 1963. Nos tempos do Pe. Urbano a paróquia teve sua força vital calcada no marianismo, com as congregações marianas e a Legião de Maria agindo intensamente na evangelização... No ano de 1963, é feito vigário um generoso sacerdote alemão, Pe. Eugênio Hoefler, que paroquiou até o ano de 1966. Pe. Boleslau Smielewski pastoreou Capivari de 1966 a 1967. Em 1968 assumiu como pároco em Capivari o Pe. Hilário Puzinski. A atual Igreja Matriz foi construída, durante seu pastoreio, na década de 1970.

Comunidades:

Comunidade Padroeiro/a
Gruta Nossa Senhora da Saúde
Ilhota São Roque
Ilhotinha Nossa Senhora Aparecida
Indaial Sant'Anna
Matriz São João Batista
Sertão da Estiva São Francisco
Taquaruçu Santa Bárbara
Três de Maio São José