Portal Diocese de Tubarão

DADOS HISTÓRICOS

Padroeiro: São João Batista
Fundação: 18/01/1957

Em 1900 começaram a chegar os primeiros imigrantes para Forcadinha, hoje Aiurê e Ilha Grande. Em Grão-Pará, a primeira igreja foi iniciada em 1901 e concluída em 1907, à margem do Rio Pequeno, entre o Morro da Samambaia e a estrada da Ilha Grande. O santo foi São João Batista. Foram os construtores da igreja: João Batista Uliano, Arcanjo Lorenzetti, Antônio Borghezan, Pio Bussolo, os Perin, os Roveda, os Cavanello, os Bressiani, Gotardo Bússolo, Luigi Benin e Fernandes Fabre, natural da França.

Nova igreja foi iniciada em 1920, na sede da Vila. Os primeiros sacerdotes que deram assistência foram padres de Orleans, Rio dos Pinheiros, São Ludgero e Braço do Norte. Pe. Bernardo Bleising, canonicamente ligado a Braço do Norte, de 1954 a 1957, passa a re¬sidir em Grão-Pará que foi constituído Curato por Dom Anselmo no dia 18/01/1957. Seu primeiro cura foi Pe. Antônio Kondlick. Aos 17 /02/1963, tomou posse como vigário o Pe. Antônio Sabino. Permaneceu até 06/03/1977. Pe. Silvestre Philippi trabalhou do dia 06/06/1977 a 13/02/1981. Depois foram párocos Pe. Antônio Damiani, Pe. Vanderlei da Rosa, Pe. Silvestre Koepp, Pe. Lucas Kestering, Pe. Nilo Schilickamnn, Pe. Antônio Hempkemeir, Pe. Aluísio H. Jocken e Pe. Elias Della Giustina.

No dia 21/10/1967, foi benta a pedra fundamental da atual igreja Matriz, com grande presença de fiéis. A inauguração foi feita no dia 23/12/1979.

Comunidades:

Comunidade Padroeiro/a