Orleans - Paróquia Santa Otília

Dados históricos

Padroeira: Santa Otília
Fundação: Curato em 1903 e Parópquia em 21/07/1909

A paróquia de Orleans coincide quase totalmente com o município de Orleans, situado nas encostas da Serra Geral.

As terras de Orleans foram um dos dotes que a princesa Isabel recebeu de D. Pedro II, pelo matrimônio com o Conde D'Eu. O nome da cidade foi uma homenagem à família de Luiz Felipe Maria Fernando Gastão de Orleans, o Conde d’Eu, que visitou a vila em 1884. O município foi criado pela Lei Estadual nº 981 de 30 de agosto de 1913.

O primeiro templo católico foi construído em 1886 pelo comendador Joaquim Caetano Pinto Júnior, que de Paris, comandava a Companhia Colonizadora Grão Pará, criada em 1882, cuja sede ficava em Grão Pará, mas foi transferida em 1884 por Conde D'Eu, para um lugar à beira da ferrovia que fora recém inaugurada. Lugar este que recebeu o nome de Orleans em homenagem à família imperial.

Nova igreja foi inaugurada em 1892, após grande ajuda recebida de D. Otília, filha do comendador, que mora em Paris. Santa Otília é padroeira de Orleans em homenagem a esta senhora.

Orleans, até 1903, pertencia à paróquia de Tubarão. Em 1903, recebeu um capelão residente, Pe. Jacinto Bertero, um italiano, com dependência canônica de Tubarão. Apenas no dia 21 de julho de 1909 é que foi erigida a Paróquia Santa Otília de Orleans, inicialmente com o título de Curato,.e o capelão-cura Pe. Jacinto Bertero recebeu provisão de pároco. Em 1911 assumiu a paróquia o padre italiano Afonso Vergnano. Em 1925, o padre alemão Ernesto Schultz. Pe. Afonso Vergnano retornou em 1019. Foi substituído pelo português Guilherme Farinha da Silva, em 1923. Seu substituto foi Pe. Pascoal Somadosy, em 1931.

Com o falecimento do Pe. Santos Sprícigo, Pe. Valmor Della Giustina assumiu a paróquia (1992). Pe. Lino Brunel foi pároco por 18 anos, de 1993 a 2011. Seu sucessor foi Pe. Elias Della Giustina (2012-2014). Atualmente, Pe. Rodrigo José da Silva é o pároco.

Comunidades:
Corridas - São Cristóvão e N. Senhora Aparecida