• Com a presença de Dom João, padres realizam encontro

Com a presença de Dom João, padres realizam encontro

Tuesday, March 15, 2022 | Padre Auricélio Costa

Pe. José Eduardo e Pe. Sérgio Jeremias, com seus familiares, acolheram um bom número de padres do clero da Diocese de Tubarão em sua residência. O encontro ocorreu no sítio-condomínio da família, em Garopaba do Sul, no município de Jaguaruna. O lugar aprazível e acolhedor favoreceu para que os colegas pudessem se encontrar e conversar muito. 

Esteve presente, também, o Administrador Diocesano D. João Francisco que, dada a nova missão que recebeu, estava se despedindo do seu clero. 

Antes do almoço, que foi servido num salão de eventos à beira da Lagoa, ele se dirigiu aos presentes para partilhar seus sentimentos neste tempo de transição. Começou recordando que está movido pelo sentimento de gratidão por ser sido acolhido fraternalmente pelo clero e pelos leigos da Diocese de Tubarão. 

“Eu não imaginava ser chamado para ser Bispo e, tampouco, vir trabalhar em Tubarão. Foi muito difícil aceitar esta missão, pois tudo era demasiado novo para mim. De repente, tudo mudou e precisei assumir muitas responsabilidades e aprender a ser Bispo. Agora, diante da nova missão, passados nove anos aqui com vocês, confesso que estou bem mais tranquilo”, testemunhou. 

Lembrou de algumas dificuldades encontradas na pastoral e de iniciativas que precisaram ser tomadas em questões administrativas, mas, segundo ele, 

“busquei ouvir a todos, sentir seus corações, e manter-me sempre aberto ao diálogo, respeitando a individualidade de cada um e o bem de toda a Igreja”. 

D. João falou que, certamente, 

“há muitas coisas que eu gostaria de ter encaminhado e acho que vocês não podem se esquecer; como da nossa Obra de Misericórdia junto aos freis da Fraternidade O Caminho, que estão começando a construir sua Casa de Acolhida em Barbacena, na Laguna; e de continuarem a apoiar a Pastoral Vocacional”. 

Também falou que o Colégio de Consultores haverá de eleger um novo Administrador Diocesano que atuará até que o novo Bispo seja nomeado. 

“Sei que saberão escolher entre vocês um que possa assumir esta função. Segundo minha experiência em Florianópolis e Blumenau, onde exerci esta função de Administrador, que o grande mérito foi trabalhar em conjunto com o Colégio. Sugiro que trabalhem juntos, em unidade”. 

Dentre outras coisas, disse que teria muito prazer em receber a visita dos padres em sua nova Diocese. 

“Embora eu ainda não tenha uma Casa Episcopal, todavia, no Seminário Propedêutico onde vou residir, daremos um jeito de acolher os que por lá passarem e serão bem-vindos”, concluiu o Sr. Bispo. 

Depois do almoço, os sacerdotes se retiraram para suas famílias ou retornaram para suas paróquias. A posse canônica de D. João em Novo Hamburgo acontecerá no próximo dia 27 de março.

 

Fonte e link: Divulgação/Blog Padre Auricélio Costa
Foto: Pe. José Eduardo

Mais Sugestões
Anuário Pastoral 2024
Missas on-line na Rádio Tubá
Proteção de Menores e Vulneráveis
Logotipo Diocese Tubarão

- Diocese Tubarão -
Rua Senador Richard, 90 | Centro
88.701-220 | Tubarão | SC
[email protected]
(48) 3622-1504

- Expediente -
08h às 11h55 | 13h às 17h45
(Segunda à sexta-feira)

© 2019 Copyright Diocese Tubarão - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Diocese Tubarão
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br