• Seminário Nacional: "Sentes Compaixão?" faz parte da Jornada Mundial dos Pobres no Brasil

Seminário Nacional: "Sentes Compaixão?" faz parte da Jornada Mundial dos Pobres no Brasil

Monday, November 1, 2021

Em preparação ao Dia Mundial do Pobre 2021, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), seus organismos e pastorais, seguem mobilizando a Jornada Mundial dos Pobres e organizam o Seminário Nacional. O tema do debate será “Sentes Compaixão?”, com a iluminação bíblica “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14, 7), que é a provocação feita peloo papa Francisco em sua mensagem para o V Dia Mundial dos Pobres deste ano. O evento será realizado no dia 4 de novembro, das 19h30 às 21h30, no formato on-line e transmitido pelas redes sociais da CNBB (Facebook e Youtube), Cáritas Brasileira e entidades parceiras.

Colaboram na reflexão sobre o tema a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, e o téologo capuchinho, frei Luiz Carlos Susin. A artista da caminhada e professora de música, Raquel Passos, e o cantor, compositor, animador social e membro do Movimento Nacional da População em Situação de rua, Edson Franco, também vão colaborar na reflexão por meio de sua arte.

Este ano, será a quinta edição do Dia Mundial dos Pobres instituído por Francisco e programado para domingo, 14 de novembro, com o objetivo de despertar a consciência para o grito dos pobres e sofredores. O tema do Dia Mundial dos Pobres deste ano é “Vocês terão sempre os pobres com vocês”.

 

Jornada Mundial dos Pobres no Brasil

No Brasil, adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído de Mt. 14, 7. E optou-se por fazer não apenas um evento de lançamento, mas oferecer a possibilidade um itinerário e um processo para não apenas chamar a atenção mas provocar a ações solidárias aos empobrecidos. As próximas atividades da jornada estão no calendário abaixo.

 

3º episódio de áudio reportagens sobre a Pobreza no Brasil

A Jornada Mundial dos Pobres divulgou nesta sexta-feira, 29 de outubro, o terceiro episódio da série de reportagem em áudio sobre a pobreza no Brasil. Desta vez, o professor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Fernando Scheeffer, explica que falar de pobreza é falar de “falta”. Falta ou insuficiência de renda e/ou falta de cidadania. Essa falta, segundo ele, gera a fome, violência, morte, entre outras consequências e o não acesso à cidadania plena.

Acesse a série radiofônica e todos os materiais da Jornada Mundial dos Pobres 2021, incluindo a cartilha, aqui.

 

Calendário Jornada Mundial dos Pobres 2021 no Brasil

4 de novembro 
Seminário Nacional de formação da Jornada Mundial dos Pobres
Horário: Às 19h30 às 21h30
Onde: formato on-line

7 a 14 de novembro
Semana nacional do gesto concreto da JMP 2021

13 de novembro
Celebração Eucarística
Horário: Às 7h
Onde: Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB, em Brasília-DF – transmitida ao vivo pela Tvs Católicas

14 de novembro
Dia Mundial dos Pobres: Manifesto pela Vida
Formato texto e vídeo, áudio

Fonte e link: Divulgação/CNBB

 

Mais Sugestões
Anuário Pastoral 2024
Missas on-line na Rádio Tubá
Proteção de Menores e Vulneráveis
Logotipo Diocese Tubarão

- Diocese Tubarão -
Rua Senador Richard, 90 | Centro
88.701-220 | Tubarão | SC
[email protected]
(48) 3622-1504

- Expediente -
08h às 11h55 | 13h às 17h45
(Segunda à sexta-feira)

© 2019 Copyright Diocese Tubarão - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Diocese Tubarão
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br