São Martinho - Paróquia São Martinho de Tours

Criação da Paróquia: 17/11/2020

A Comunidade de São Martinho é uma das mais antigas da Região Sul. Inicialmente era conhecida como Sertão da Olaria. O Bairro recebeu o atual nome em razão da construção de uma modesta Capela dedicada a São Martinho de Tours. Sobre a data de fundação da Capela há várias versões. A mais provável é 1883. A atual Imagem em exposição na Igreja para veneração foi fabricada no ano de 1822, em São Paulo. Foi adquirida por Martinho Alves dos Santos, doador do terreno para construir a Capela. A Capela antiga foi demolida em 1994 e a atual Igreja foi inaugurada em 1977. No dia 17 de novembro de 2020, foi criada a Paróquia São Martinho, do Bairro que leva o mesmo nome, mediante decreto do Bispo Diocesano Dom João Francisco Salm. Foi totalmente desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Humaitá, em Tubarão – SC. A nova Paróquia ficou constituída por sete comunidades, além da Matriz. A instalação da Paróquia deu-se no dia 20 de março de 2021, às 20h00, com Celebração Eucarística presidida por Dom João Francisco Salm,  com a leitura do Decreto da criação da Paróquia emitido  pelo próprio Dom João Francisco Salm, no dia 11 de fevereiro de 2021, dia de Nossa Senhora de Lourdes e registrado na Cúria Diocesana no Livro 06, página 22, sob o número 09. O Decreto da criação da Paróquia foi lido pelo Chanceler da Cúria Diocesana de Tubarão, padre Nilo Buss. Nesta mesma Missa de instalação da Paróquia deu-se também a Provisão e posse de seu primeiro Pároco, o padre Realdo Antonio Sartor.

A sede paroquial fica ao lado da Igreja em São Martinho, no Bairro de igual nome, localizada na Rua José Alves dos Santos Passos, nº 5.305, CEP: 88708-701 TUBARÃO – SC.

Comunidades:
Gruta Bom Conselho - Nossa Senhora do Bom Conselho