Principal | Notícias

Paróquia - Passagem

20/09/2017

Concerto da Orquestra Santa Teresinha

Projeto social da Paróquia do bairro Passagem, de Tubarão, a Orquestra Santa Teresinha do Menino Jesus, fez ontem à noite o seu primeiro concerto erudito. Formado por crianças e adolescentes, o grupo apresentou “As quatro estações”, clássico do compositor italiano Antônio Vivaldi. A apresentação reuniu a comunidade na própria igreja. O show foi fruto de um longo trabalho de ensaios, iniciado no começo deste ano. Aproximadamente 30 participantes subiram ao palco montado no altar para tocar as peças clássicas de Vivaldi. A plateia, formada por muitos pais e familiares dos músicos, não escondia a emoção. “É uma questão de oportunidade de inclusão, um despertar de talentos. Quando que iríamos imaginar que tínhamos tantos talentos assim? Além de despertar a vocação, também queremos encaminhar uma profissionalização. A ideia principal é formar bons cidadãos”, destaca o padre Edison Muller, pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Na noite de ontem, os músicos foram regidos pelo maestro Julierme Beckhauser Blasius. No projeto social, que começou há sete anos, com pouco mais de 20 participantes, as crianças e adolescentes entram em contato com a música erudita e aprendem a tocar instrumentos como violino, violoncelo, viola e piano. Hoje, a orquestra conta com aproximadamente 60 participantes. Segundo o padre Edison, a maioria deles é da comunidade do bairro Passagem, mas também há integrantes de outras partes da cidade. “Queremos oferecer possibilidades para as crianças e os adolescentes no contraturno escolar. Optamos por instrumentos eruditos porque é um trabalho mais exigente, que requer disciplina e concentração”, comenta o pároco. A Orquestra Santa Teresinha do Menino Jesus é fruto do trabalho voluntário de várias pessoas, incluindo pais, amigos e empresas que apoiam o desenvolvimento social e cultural da cidade. O projeto foi idealizado pelo padre Edison Muller e pela irmã Johanna, ambos da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus.

CATEGORIA