Cáritas Diocesana

Objetivo

Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo a vida e participando da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural, junto com as pessoas em situação de exclusão social.

O que é?

A Caritas International, conhecida como Caritas (caridade) é uma confederação de 167 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de duzentos países. Sua missão é trabalhar para construir um mundo melhor, especialmente para os pobres e oprimidos.

"A Cáritas é a carícia da Igreja ao seu povo, o carinho da Mãe Igreja aos seus filhos, a ternura e a proximidade. A busca da verdade e o estudo da verdade católica são outras dimensões importantes da Igreja, e isso é feito pelos teólogos. Depois se transforma em catequese e exegese. A Cáritas é o amor da Mãe Igreja, que se aproxima, acaricia e ama”.

Origem

A 1ª Cáritas surgiu na Alemanha em 1897. Em Julho de 1924, durante o Congresso Eucarístico Mundial em Amesterdam, 60 delegados de 22 países formaram uma conferência, com sede na Caritas Suíça em Lucerna. Em 1928, a conferência passou a ser conhecida como a Caritas Catholica – Hoje, está presente em 167 países e atua em mais de 200.

Cáritas no Brasil

Atualmente a Cáritas Brasileira conta com 176 entidades-membro espalhadas por todo país e atua em 12 regionais: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Norte II (Amapá e Pará), Maranhão, Piauí, Ceará, Nordeste II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Nordeste III (Bahia e Sergipe).

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

A Cáritas Brasileira foi fundada em 12 de novembro de 1956, pela CNBB, em sua 3ª Assembléia Nacional, realizada em Serra Negra, SP, presidida por D. Helder Câmara.

Finalidade

A finalidade inicial era de articular, nacionalmente, todas as obras sociais católicas e Coordenar o programa de alimentos doados pelos USA(Aliança para o progresso), através da CNBB.

Em 1966, a Cáritas Brasileira desligou-se oficialmente do Secretariado Nacional de Ação Social da CNBB, constituindo em entidade jurídica autônoma, porém vinculada filosófica e doutrinalmente à CNBB. Nesta época, já eram 184 as cáritas diocesanas e 5.000 as obras sociais filiadas à Cáritas Brasileira.

Cáritas na Diocese

A Cáritas de Tubarão foi criada em 1960 para atender ao programa de alimentos. Nos anos 70, foi desativada. Ressurge em 1992. Dela participam diversas entidades assitenciais, pastorais,Lar da Menina, Vicentinos, Hospital etc...

A partir de 2002, a Cáritas Diocesana de Tubarão começa a ter um outro rosto, acompanhando as mudanças que ocorrem na Cáritas Nacional. A Cáritas junto com as pastorais sociais, que se tornam suas associadas, vai atuar mais na linha de formação para a cidadania, especialmente na linha de Políticas Públicas e Controle Social.

Programas

Promoção e fortalecimento das iniciativas de conomia popular solidária e sustentável(geração de trabalho e renda);
Defesa e promoção de direitos e controle social de políticas públicas (formação para a cidadania);
Articulação da Cáritas com as pastorais sociais (Parcerias);
Organização e fortalecimento da rede cáritas;
Política de emergências.

Apresentação (Powerpoint)