Renovação Carismática Católica

Objetivo

Aprofundar a fé e a consciência eclesial dos participantes do movimento, através da efusão do Espírito Santo, levando-os a um especial empenho no estudo da Sagrada Escritura e da doutrina da Igreja em vista da Evangelização.

Identidade

Somos fruto do Concílio Vaticano II. No discurso de abertura do Concílio Sua Santidade, o Papa João XXIII, pede um “novo derramamento do Espírito na Igreja como houvera em pentecostes. O Concílio deveria realizar um desejo comum no coração dos sacerdotes conciliares:- “renovar a vida da Igreja e dos batizados a partir de um retorno às origens cristãs”

A Renovação Carismática Católica é um modo novo e ao mesmo tempo antigo de ser Igreja, que se manifesta com uma Espiritualidade Trinitária, no uso dos Dons e vivência dos frutos do Espírito para a construção do Reino definitivo de Jesus Cristo.

Somos povo de Deus, mergulhados e ungidos pelo Espírito Santo que nos capacita a ser “rosto e memória de Pentecostes”.

Missão

A RCC tem por missão evangelizar com um novo ardor missionário, promovendo a “Cultura de Pentecostes”. Tem, como ponto de partida, a experiência de um encontro pessoal com Deus, através do Batismo no Espírito Santo. Sua missão é anunciar Cristo vivo e ressuscitado.

Tem como tripé: Restaurar para servir, na busca da santidade e no testemunho de vida, através do exercício dos Carismas, tão necessários para a Restauração Pessoal e Comunitária.

Dado Histórico

A história da Renovação Carismática Católica inicia na Diocese após o Sínodo em meados de 1985, na comarca de Laguna e na comarca de Tubarão, às irmãs Odete (Nair Lourdes Farias) e Beatriz Santana do Espírito Santo (respectivamente da Congregação da Divina Providência e Congregação Missionária do Santíssimo Sacramento), sentiram o chamado para o início da formação de grupos de oração na Diocese.

Os primeiros grupos que iniciaram eram de mulheres mães de alunos do Colégio Santíssimo Sacramento em Tubarão onde ela exercia suas atividades para se reunirem em oração. Com o sim das pessoas, começaram a reunir-se na antiga capela do Colégio. Logo após o grupo começou a aumentar e passaram a se reunir na catedral diocesana de Tubarão.

Passados 30 anos, muitos outros Grupos de Oração se formaram, sendo os próximos formados na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Humaitá, Tubarão (Grupo Rainha da Paz) e na Paróquia São João Batista em Capivari de Baixo. Atualmente existem 41 Grupos de Oração em plena atividade espalhados nas 28 paróquias da Diocese de Tubarão, sendo assim distribuídos: 05 (cinco) na Comarca de Braço do Norte, 07 na Comarca de Jaguaruna, 15 na Comarca de Laguna e 14 na Comarca de Tubarão, sendo que alguns são grupo mistos de adultos e outros Grupos de Oração Jovem.

Grupo de Oração

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica; é o lugar da expectativa e, ao mesmo tempo, da realização da promessa perene de Deus; é cenáculo de Pentecostes dos dias atuais, onde juntamente com Maria nos reunimos em humildade e unânime oração, para que se cumpra a promessa feita tanto para os homens de ontem, quanto para os de hoje: “... acontecerá que derramarei o meu Espírito sobre todo ser vivo” (Joel 3,1a).

“O objetivo do Grupo de Oração é levar os participantes a experimentar o pentecostes pessoal, a crescer e chegar à maturidade da vida cristã plena do Espírito, segundo os desejos de Jesus: ‘Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância’ (Jo 10,10b)”².

Nesse sentido, caracteriza-se por três momentos distintos, porém interdependentes: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança.

Conselho Diocesano de Ministérios

- Ministerio de Cura libertação
- Ministério de Intercessão
- Ministerio de Formação