Logotipo Diocese de Tubarão

Rádio e TV Tubá

No dia 04 de novembro de 1946, em Tubarão, Antônio Dácio de Farias adquiriu um aparelho de alta potência, da empresa Brygton e Cia. de São Paulo. Surge, então, a Empresa de Propaganda Tubá. Esta sociedade foi registrada no dia 28 de novembro de 1946, tendo como sócios Alcides Santos Nunes, como diretor gerente; Edgar Cunha, diretor comercial; Antônio Dácio de Farias, diretor técnico; João Orlandi Côrrea, diretor tesoureiro; Edgar Lemos e Antônio Nuernberg, diretores fiscais.

Em 22 de março de 1947, foi constituída a sociedade conforme normas exigidas pelo Serviço Rádio Elétrico do Departamento de Correios e Telégrafos do Ministério de Viação e Obras Públicas. No dia 08 de maio do mesmo ano, foi registrada a Sociedade Rádio Tubá Ltda na Junta Comercial do Estado.

Um ano mais tarde, João Orlandi Côrrea, Antônio Nuernberg e Edgar Cunha rescindiram a sociedade e o engenheiro Annes Gualberto passa a ser o novo sócio.

A Diocese de Tubarão adquiriu as cotas de Annes Gualberto, em 1957, e, dois anos depois, as cotas que faltavam de Edgar Lemos, indicando assim, como diretor, o Padre Raimundo Ghizzoni.

As instalações da Tubá ficaram situadas, por longo tempo, na parte superior do prédio fronteiro à praça Centenário, em Tubarão, transferindo-se, no final da década de 60, para as proximidades da Catedral Diocesana.

Na enchente de 1974, que marcou a história da cidade, a Rádio Tubá prestou diversos auxílios à população, sendo a única emissora que continuou a transmitir sua programação na cidade, em virtude das cheias. Em 1976 a empresa restaurou sua estrutura e também os transmissores, procurando trazer melhor qualidade sonora aos ouvintes.

Nomes como Walter Zumblick, Humberto Fernandes Mendonça, Alfredo Silva, Tuta Silveira, Odery Ramos, Zuleide Fernandes, Lício Silva, Paulinho Quaresma, Luiz Gonzaga, Leone Carvalho, Luiz Colaço, Aderbal Lemos, Walmor Silva e Sinval Barreto foram os grandes destaques da fase antiga da Tubá.

Rádio Tubá sempre junto de você!

Endereço:
Rua Gustavo Richard, 90