Logotipo Diocese de Tubarão

Conselho Diocesano de Pastoral

1. O Conselho de Pastoral é um grupo de pessoas que, estando à frente das pastorais e da animação eclesial no seu respectivo nível eclesial, os representam. A função principal é a de ser um lugar de participação, reflexão, decisão, execução e avaliação pastoral, a partir dos encaminhamentos aprovados em assembleia, garantindo a vida de comunhão na Igreja e a dinâmica pastoral.

2. São Membros do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) o bispo, vigário geral, coordenação diocesana de pastoral, ecônomo, coordenador/a diocesano/a dos Grupos de Famílias, coordenador/a e assessor/a diocesano de cada pastoral, movimento, associação e organismo.

3. O Conselho Diocesano de Pastoral reúne-se cinco vezes ao ano, em datas previamente agendadas e inclusas no Cronograma Anual Diocesano. O bispo diocesano pode convocar reuniões extraordinárias.

4. São suas atribuições: refletir sobre a realidade diocesana e propor novos caminhos na evangelização; manter a caminhada pastoral sob contínua avaliação; ser um instrumento de comunhão eclesial e dinamizar a pastoral diocesana; planejar a Assembleia Diocesana de Pastoral; dar encaminhamento às decisões da Assembleia.

5. Cabe à coordenação diocesana de pastoral coordenar as reuniões e realizar o serviço de secretaria.

Enjocri 2019
Sínodo para a Amazônia