Escola de Formação Fé e Política

Início: 

2011

Objetivo

Contribuir na formação de lideranças e agentes políticos, a partir de princípios éticos, dos ensinamentos bíblicos e da Doutrina Social da Igreja, na perspectiva da construção de uma nova sociedade justa, democrática e solidária.

Apresentação

A realização do Sínodo Diocesano, em 1982, foi a manifestação do Espírito. Surgiram muitas iniciativas pastorais. Entre elas, destacou-se a Escola de Teologia para Leigos, respondendo ao grande apelo pela formação teológico-pastoral.

A Diocese carecia, no entanto, de um instrumento de formação mais comprometido com a construção da cidadania e a construção de uma sociedade justa, solidária e democrática, sem exclusões, a partir da opção preferencial pelos pobres, fundamentado nas Sagradas Escrituras e na Doutrina Social da Igreja.

Nas assembleias diocesanas de Pastoral, o assunto sempre emergia como urgente. Mas só se ficava "em conversa". Finalmente, na Assembleia Diocesana de 2009, foi aprovada a criação de uma Escola de Formação sobre Fé e Política, com ênfase na Doutrina Social da Igreja e confiado à Cáritas Diocesana sua efetivação.

A Escola iniciou seus trabalhos em 4 de abril de 2011 e já formou a 1ª Turma.

A Escola iniciou seus trabalhos em 4 de abril de 2011 e já formou a 1ª Turma.

Proposta de Conteúdo

A Escola de Formação - Fé e Política desenvolve uma série de temas, tais como: liderança, projeto de Deus na Bíblia, história da formação política e econômica do Estado Brasileiro, capitalismo, socialismo, economia solidária, políticas públicas e controle social, Movimentos Populares e sua capacidade transformadora, Direitos individuais e coletivos, formas de democracia, meio ambiente, meios de comunicação, análise de conjuntura...

 

Metodologia

A Escola funciona às quartas feiras, e tem a duração de dois anos, dividida em 4 etapas de quatro meses cada, assim distribuídos: 1a e 3a -março, abril, maio e junho e a 2a e 4a - agosto, setembro, outubro e novembro.

Os conteúdos relacionam-se com a prática das pessoas e a Bíblia, de caráter ecumênico, sempre com a participação dos integrantes da escola. Além das aulas semanais, dependendo do interesse dos participantes, serão realizadas oficinas temáticas, abertas à comunidade.

Critérios de Participação

O curso destina-se a lideranças envolvidas ou que queiram se envolver com as Cáritas Paroquiais, Pastorais Sociais, Conselhos Municipais, Política Partidária, Movimentos Sociais, Sindicatos;

Os que obtiverem 75% de frequência nas atividades promovidas pela Escola terão direito a um certificado de extensão universitária fornecido pela FUCAP - Fund. Univers. de Capivari de Baixo.

 

Coodenação:
Antônio Carlos da S. Gonçalves
T: (48) 99936-9273
E: [email protected]
Paróquia São José Operário
Rua Bernardo Teodoro Gonçalves, 98
Km 60 - 88702-880 - Tubarão - SC

Anuário Pastoral 2024
Missas on-line na Rádio Tubá
Proteção de Menores e Vulneráveis
Logotipo Diocese Tubarão

- Diocese Tubarão -
Rua Senador Richard, 90 | Centro
88.701-220 | Tubarão | SC
[email protected]
(48) 3622-1504

- Expediente -
08h às 11h55 | 13h às 17h45
(Segunda à sexta-feira)

© 2019 Copyright Diocese Tubarão - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Diocese Tubarão
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br

Encontros para Grupos de Famílias - Download