Oração em Família

“O tempo vai passando sutilmente, de repente a gente lembra que o Natal já vai chegar. É preciso parar, é preciso lembrar que Cristo veio para nos salvar!” (Acácio Santana). A letra deste canto nos adverte a respeito da necessidade de que a celebração do Natal seja preparada com muito carinho por cada pessoa, nas famílias e nas comunidades.

Para muitos, “preparar o Natal” significa, por exemplo, pensar nos presentes, fazer reformas na casa, comprar coisas novas, combinar uma festa com pessoas amigas, programar uma viagem. Mas, para quem crê em Jesus Cristo e o ama, praticando seus ensinamentos, a aproximação do Natal é, sobretudo, um chamado à conversão.

Para pessoas e famílias que desejam colocar Jesus no centro da Festa do Natal, o caminho passa pela escuta da Palavra de Deus, pela oração, pela participação na comunidade de fé, pela solidariedade para com os que sofrem: pobres, doentes, solitários. Celebrar o Sacramento da Penitência – a Confissão – é um item indispensável nessa trajetória; é um bem que não se pode perder. Esse tempo também é propício para a reconciliação em família, com os vizinhos e com todos. Jesus veio para isso e quer nos devolver a alegria.

Você tem em suas mãos um livrinho com roteiros para nove encontros de preparação e vivência deste belo Tempo do Advento e Natal. Foi pensado para celebrações em família. Aproveite-o bem. Antes de começar, dê uma olhada no livrinho inteiro para apropriar-se dele, conhecer os títulos e conhecer como tudo está organizado.

Seja um “Missionário do Natal”: anime sua família, incentive a todos para esses encontros e, se achar conveniente, convide mais alguém para participar.

Tenha um ótimo, um feliz Natal de encontro com o Emanuel.

Orientações

1. Ainda por precaução por causa da pandemia da Covid-19, este roteiro foi preparado para ser feito no convívio familiar. Se a família achar por bem incluir convidados para os momentos de oração, poderá fazer, mas observando os protocolos de cuidado.

2. O Livro contém nove encontros, um por semana. Inicia na metade de novembro e se prolonga durante o advento e o tempo do Natal, até metade de janeiro de 2022.

3. Ao longo da Novena, a família irá confeccionar o presépio. Será importante que antes de cada encontro, seja providenciado o material a ser usado no dia, conforme indicado no início de cada encontro (preparação do ambiente).

4. Os textos terão sempre a participação de Leitor/a e Todos. Várias pessoas poderão colaborar na função do Leitor/a, mas será necessário, antes de iniciar cada Encontro de Oração, definir quem serão os leitores e a ordem de leitura.

5. Para facilitar a participação de toda a família, seria importante que a família adquirisse mais do que um livrinho. Ou poderá acessar o texto abaixo e acompanhar pelo celular, tablet ou computador.

Advento e Natal 2021

O pobre, Sacramento de Cristo na terra!
Dia Mundial dos Pobres - 14 a 20/11 - Baixar

Aquele que é da verdade escuta a minha voz (Jo 18,37)
Solenidade de Cristo Rei - 21 a 27/11 - Baixar

A libertação está próxima (Lc 21,28)