Oração em Família

Os tempos exigentes que estamos atravessando nos impuseram limitações em relação à liberdade de nos reunir e encontrar. Estar juntos, celebrar, refletir, partilhar nossas vidas e fazer o exercício da fraternidade é próprio da natureza humana e da vida cristã. Por isso, sentimos tanta falta e aguardamos ansiosos a hora de todas essas práticas voltarem a ser possíveis.

Como “Deus não fecha uma porta sem abrir outra”, tem-se constatado que houve em meio a tudo isso, por parte de muitos, uma redescoberta da beleza do encontro em família, entre as pessoas que moram na mesma casa: voltaram a dialogar mais, a brincar juntas, tirando tempo para se escutarem mutuamente; experimentaram como é bom ouvir unidas a Palavra de Deus com a Bíblia na mão; e a oração em família trouxe grande bem.

Também é verdade que em muitos casos se experimentaram grandes dificuldades. Passar, todo dia, o dia todo no mesmo espaço, quase sempre pequeno, é exigente. São necessárias muitas virtudes: humildade, paciência, perdão, reconciliação, silêncio e escuta, sentir o outro, companheirismo, amor. São coisas que se aprendem exercitando. Para isso é necessário desejar, acreditar que é possível, favorecer e criar condições, começando por arriscar pequenos passos.

Ter a coragem de começar pela oração em família é uma ótima proposta. Há um provérbio que diz: “Família que reza unida permanece unida.” Os diferentes se unem e se entendem quando se colocam diante de Deus, em diálogo com Ele. Esse é um esforço que Pai abençoa.

Não há dúvida que através dessa pandemia Deus está mostrando que devemos retomar, com todas as forças, a vida em família, nosso grande tesouro, lugar de verdadeira alegria. O que Deus pede, se o fizermos, tem o auxílio de sua graça.

Para dar apoio, estimular e animar essa experiência maravilhosa de ser “Igreja em casa”, que vai se transformando em “Pequena Comunidade Eclesial Missionária”, a Diocese está oferecendo esses roteiros para encontros de oração entre as pessoas que moram no mesmo lar.

Foi preparado um encontro para cada semana, a partir de 16 de maio até 30 de outubro: 1º. Um Tríduo em vista da Festa da Santíssima Trindade; 2º. Um Tríduo para celebrar o Sagrado Coração de Jesus; 3º. Uma novena a São José, baseada na carta que o Papa escreveu para a celebração o Ano de São José; 4º. Cinco encontros sobre a Bíblia, Palavra que molda o coração; 5º. Quatro Terços com a Mãe Aparecida, que contemplam os Mistérios de todo o Santo Rosário.

A Diocese inteira agradece à equipe que se empenhou e com tanta generosidade e dedicação prestou esse precioso serviço. É certo que você e sua família irão gostar e se beneficiar imensamente.

Nossa Senhora da Piedade, qual Mãe atenta, cuide de nós, da nossa saúde, das nossas famílias, e nos ajude, quando for permitido, a voltar, com alegria e entusiasmo renovados, para as nossas atividades comunitárias.

Famílias renovadas, comunidades fortalecidas!

Oração em Família 2021

Tríduo à Santíssima Trindade

1º dia: Jesus: veio do Pai e voltou para o Pai!
Jesus: veio do Pai e voltou para o Pai
(16 a 22 de maio) - Baixar

2º dia: Espírito Santo, o Dom de Deus!
Espírito Santo, o Dom de Deus!
(23 a 29 de maio) - Baixar

3º dia: Trindade Santa, Comunidade de Amor!
Santíssima Trindade, Comunidade de Amor!
(30 de maio a 5 de junho) - Baixar

Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus

1º dia: Jesus Cristo, ouvi-nos!
Jesus Cristo, ouvi-nos!
(6 a 12 de junho) - Baixar

2º dia: Jesus Cristo, atendei-nos!
Jesus Cristo, atendei-nos!
(13 a 19 de junho) - Baixar

3º dia: Jesus Cristo, tende piedade de nós!
Jesus Cristo, tende piedade de nós!
(20 a 26 de junho) - Baixar

Oração em Família 2021