Encontro Formativo e Assembleia Eletiva da Pascom Sul 4

Monday, October 10, 2022

Após 3 anos sem encontros, devido da pandemia covid-19, representantes da Pastoral da Comunicação – Pascom da CNBB Sul 4, estiveram reunidos em Lages/SC com os seguintes objetivos: partilhar a caminhada das Pascons Arqui/Diocesanas; pensar a Pascom regional a partir dos quatro eixos da Pascom Brasil; estruturar a Assembleia Regional da Pascom 2023 e construir o cronograma 2023. O encontro aconteceu nos dias 08 e 09 de outubro.

Dom Francisco Carlos Bach, Bispo de Joinville, Presidente da CNBB Sul 4 e coordenador Regional da Pascom, comenta que a missão da Pascom é “promover e defender a comunicação e a atuação da Igreja nos Meios de Comunicação Social e novas mídias”. É ser porta voz da e na Evangelização. Ela deve auxiliar todas as pastorais nas paróquias e Arqui/Dioceses. Como fazer com que as pastorais possam integrar entre si? Como visibilizar a minha paroquia/diocese? Isso é a Pascom.  Na fala ele apresenta as caraterísticas da Pascom a partir do número 248 do Documento 99, Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil:

1) Colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
2) Promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
3) Capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
4) Favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação, para dar maior visibilidade à sua ação evangelizadora;
5) Envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação nas reflexões da Igreja, para colaborar no aprofundamento e atualização dos processos comunicativos;
6) Desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas, nos locais onde não existem profissionais especificamente designados.

O trabalho da Pascom é alicerçada em quatro eixos: formação, articulação, produção e espiritualidade. Para cada eixo foram elencadas algumas prioridades para as atividades na CNBB Sul 4: a) Formação: Interligar duas dimensões Espiritual e Técnico para o pasconeiro no âmbito Regional – Diocesano – Paroquial e promover mutirões de comunicação; b) Produção: Produzir e/ou auxiliar na produção de materiais impressos e digitais de todas as ações pastorais, no seu âmbito de ação; c) Articulação: Informar e motivar a participação em prêmios de comunicação da CNBB Nacional, despertando novos horizontes de atuação e articulação para a Pascom; organizar e cadastrar os coordenadores diocesanos da Pascom e assessorias de comunicação das dioceses, disponibilizando os contatos; d) Espiritualidade: Retiro anual para os membros da Pascom, que provoque crescimento pessoal e comunitário intercambiando experiências de fé.

Durante o encontro foi eleito a nova Coordenação da Pascom da CNBB Sul 4 e foram definidas datas para o ano de 2023:

Coordenador Regional: Eduardo Schmitz (Diocese de Joinville)
Formação: Franklin Machado (Arquidiocese de Florianópolis)
Articulação: Marcia Cristina Ferreira (Arquidiocese de Florianópolis)
Produção: Anselmo Ramos Neto (Diocese de Tubarão)
Espiritualidade: Padre Cristiano Menegatti (Diocese de Chapecó)

Datas para 2023:

28/02-01/03: Formação On-line