ENJOCRI Pós Pandemia reuniu quase Mil Jovens

Wednesday, October 19, 2022 | Padre Auricélio Costa

Depois de três anos sem que o Encontro de Jovens Cristãos (ENJOCRI) pudesse ser realizado por causa da pandemia do novo Corona Vírus (Sars Cov 2), o Enjocri reuniu quase mil jovens em Rio Fortuna, dia 16. E foi marcado de muita animação e alegria. Coordenado por uma equipe de jovens abnegados do Setor Juventude das quatro Comarcas da Diocese, o evento foi além das expectativas.

Durante a manhã, os quase mil jovens provenientes de diversas Paróquias da Diocese se concentraram no Salão de Festas daquela cidade. Ali cantaram, rezaram, dançaram, se emocionaram e riram muito. As refeições foram servidas ali mesmo no local. Religiosos, padres, seminaristas, vocacionados, diáconos e muitas lideranças leigas estavam na base deste evento.

Um grande palco foi montado onde aconteceram apresentações de teatro, reflexões, depoimentos e a Santa Missa de encerramento. Coube ao Pe. Lino Brunel, Administrador Diocesano, presidir a celebração, que contou com a presença do Diácono Simão e de uma dezena de sacerdotes. Em sua homilia, falou:

"Quero parabenizar os organizadores deste ENJOCRI e cada um de vocês que está aqui. Especialmente, os que moram aqui. Coube a eles cuidarem para que tudo desse certo. Deu certo? Segundo o Pároco Pe. Marcelo Buss, tudo deu certo e mais do que certo! Parabéns!

A Coordenação estava muito preocupada porque os trabalhos de preparação começaram muito tarde... mas acho que conseguiram fazer milagre, motivando os jovens a se inscreverem, inclusive pelas redes sociais! Valeu todo o esforço de vocês! Hoje, eu quero compartilhar com vocês três verdades que o Papa Francisco colocou na Exortação Pós-sinodal 'Christus vivit' para os jovens.

A primeira é 'Deus é Amor! Pois a Sua memória não é um disco rígido, onde Ele grava e armazena todos os atos. A sua memória é um coração cheio de ternura e compaixão, que se alegra em eliminar definitivamente todos os nossos vestígios de mal'. Então, é preciso confiar em Deus sempre!

A segunda verdade: 'Cristo te salva! Pois só o que se ama é que pode ser salvo'. Por isso, Ele volta quantas vezes for necessário para nos carregar no colo. A cada vez, acolham o abraço redentor de Jesus!

Terceira: 'Jesus vive! Ele não é somente um bom exemplo do passado, que ressuscitou. Ele vive e é garantia de que o bem pode triunfar sobre o mal'. Assim, se a morte foi vencida, todo mal também poderá ser vencido. Acreditem nisso!

Vocês são 'o agora' de Deus e enriquecem o mundo com suas existências! Mas se são o agora, e enriquecem o mundo com sua presença, também já são responsáveis pelo mundo de amanhã.

Em seguida, Pe. Lino apresentou a jovem Raíssa, de Laguna, e lhe pediu para compartilhar sua experiência. É que ela participou de uma reunião estadual promovida pela CNBB para tratar da Economia de Francisco e Clara. Ela disse que

"iniciado pelo Papa Francisco, o projeto inspira-se nos Santos de Assis: 'restaura a minha casa', com o objetivo de tornar a economia mais justa e cheia de amor, com processos sustentáveis e responsáveis". Raissa falou do desejo do papa de que, particularmente os jovens façam reflexões sobre a economia de Francisco e Clara, e se encorajem em promover uma nova economia que promove a vida e não mata, que inclui a todos e não exclui uma grande maioria, que respeita a Casa Comum e não a destrói, que seja mais criteriosa no consumo...De espaços como a “casa de Francisco e Clara”, que estão se multiplicando no mundo, poderão surgir um mundo melhor para todos.

A coordenadora do Setor Juventude, Izabeli Warmeling, já no final do ENJOCRI, usou a palavra para agradecer sua equipe:

"obrigada a todos que colocaram suas mãos na massa. E peço a vocês, jovens, que rezem por eles que tanto se empenharam. Manifestaram muito amor à Igreja. São pessoas de fé, que servem Jesus, como estes girassóis que, agora, vou entregar para cada um deles. Nosso papel também é transmitirmos essa Luz aos outros jovens. Rezemos uns pelos outros a fim de nos mantermos firmes na fé que vem de Deus, testemunhando a Palavra e revelando o rosto da Igreja viva e jovem".

"No ENJOCRI, a Igreja é jovem!" e "Corações ardentes, pés no caminho" foram algumas das palavras de ordem que os jovens gritaram dezenas de vezes.

Também usou a palavra o seminarista Jean Marcos, Assessor do Setor Juventude:

“No próximo ano, o ENJOCRI terá um caráter especial, por ocasião do terceiro Ano Vocacional Nacional. Deverá acontecer em Tubarão e estará aos cuidados da Pastoral Vocacional Diocesana. Por isso, agora, no final do evento, a coordenação do Setor Juventude vai entregar aos representantes de Tubarão, os ícones do Setor, ou seja: a imagem de Nossa Senhora Aparecida, o ícone de Nossa Senhora e a Santa Cruz de madeira”.

Com festa, os jovens concluíram mais um ENJOCRI em sua caminhada de fé.

Texto: Padre Auricélio Costa