Forania de Armazém promove formação sobre Iniciação à Vida Cristã para catequistas
08/05/2026 21:34 | ASCOM - Diocese de Tubarão
No último dia 30 de abril, o Centro Catequético de Gravatal foi palco de um importante encontro de formação que reuniu catequistas das paróquias de São Martinho, Armazém, Vargem do Cedro e da cidade anfitriã, Gravatal.
O evento, que compõe o calendário da Forania de Armazém, teve como foco o fortalecimento da missão catequética e a escuta das realidades vivenciadas nas comunidades.
Movida pelo desejo de formar discípulos missionários, a equipe Bíblico-Catequética da Diocese de Tubarão promoveu o encontro sob a ótica de uma Igreja Sinodal. O objetivo foi acolher as "sombras e luzes" da caminhada, colocando-se em sintonia com a proposta de uma Igreja em permanente estado de missão.
Espiritualidade e itinerários
A noite teve início com um momento de espiritualidade conduzido por Sinara Aparecida da Silva, secretária diocesana de Catequese. Em seguida, a coordenadora diocesana, Maristela Querino, assumiu a condução dos trabalhos, tendo como eixo central os Roteiros da Iniciação à Vida Cristã (IVC).
Estes roteiros são fundamentais para nortear a catequese na Diocese, propondo um itinerário que transcende o ensino puramente doutrinal. A proposta busca proporcionar aos catequizandos um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, ao mesmo tempo em que convida o catequista a vivenciar sua vocação em comunhão e missão.
Práticas pastorais
A formação contou ainda com a contribuição de Maria de Lourdes Sttilp, que apresentou a introdução da caminhada de Iniciação à Vida Cristã. Em sua fala, ressaltou o legado do Concílio Vaticano II e a abertura para uma catequese de inspiração catecumenal, entendida como um processo permanente de amadurecimento na fé. Durante o encontro, também foram apresentados estudos de cartas e a motivação baseada no Documento de Aparecida.
Para tratar das questões práticas e organizacionais, a coordenadora forânea, Andresa Menegaz, apresentou os cronogramas destinados a crianças e jovens presentes nos itinerários.
Andresa destacou a importância de resolver divergências pastorais em espírito de unidade e salientou: "A catequese necessita estar em sintonia com a 'Igreja em saída'. É necessário que toda a Diocese caminhe unida quanto aos tempos e celebrações, debruçando-se sobre o material sugerido no Itinerário do Catequista".
Comunhão e confraternização
Além do conteúdo técnico-pedagógico, o espírito de fraternidade foi o ponto alto da noite. O encontro proporcionou o revigoramento da vocação através da partilha de experiências entre os leigos das diversas paróquias.
Ao final das atividades, os participantes desfrutaram de uma confraternização com sopas, momento que selou a interação e a alegria do serviço ao Reino de Deus. Encontros como este reafirmam o compromisso da Diocese de Tubarão em levar o Evangelho às famílias com renovado ardor e fidelidade às diretrizes da Igreja.
- Acompanhe mais notícias e atividades da Diocese de Tubarão pelo Instagram oficial.

