• II Semana Teológica da Diocese de Tubarão promove aprofundamento sobre a Liturgia

II Semana Teológica da Diocese de Tubarão promove aprofundamento sobre a Liturgia

Wednesday, May 13, 2026 | ASCOM - Diocese de Tubarão

A Diocese de Tubarão realizou, entre os dias 5 e 7 de maio, a sua II Semana Teológica. O encontro, sediado na Casa de Encontros Dom Anselmo (CEDA), consolidou-se como um espaço privilegiado de formação, oração e unidade diocesana, reunindo o clero e o laicato em torno de um tema fundamental para a identidade católica: a Liturgia.

Neste ano, a reflexão foi guiada pela máxima do Papa Francisco, que nos recorda a importância vital da celebração: “Cristo faz-se presente no Espírito Santo através dos sinais sacramentais: disto, para nós cristãos, deriva a necessidade de participar nos mistérios divinos. Um cristianismo sem liturgia é um cristianismo sem Cristo, totalmente sem Cristo”.

Formação e espiritualidade

Para auxiliar no aprofundamento técnico e espiritual, o evento contou com a assessoria do Dr. Pe. Eduardo Bina. Através de suas conferências, as lideranças puderam revisitar a beleza dos ritos e a profundidade dos sinais que compõem a vida sacramental, compreendendo a liturgia não como um conjunto de normas externas, mas como a própria atualização do mistério pascal de Cristo no hoje da Igreja.

O objetivo central foi proporcionar ferramentas para que aqueles que atuam na linha de frente das comunidades possam celebrar com maior zelo, conhecimento e participação ativa, consciente e frutuosa.

Unidade diocesana

A II Semana Teológica registrou a presença expressiva de cerca de 220 participantes. O público foi composto por lideranças paroquiais, alunos do Programa Diocesano de Formação do Laicato, representantes das escolas diocesanas e de quase todas as paróquias que compõem a Diocese de Tubarão.

Essa diversidade de presenças reflete o desejo do povo de Deus que quer celebrar em caminhar unido, buscando no conhecimento teológico o sustento para uma prática pastoral cada vez mais autêntica e em sintonia com as diretrizes da Igreja.

Ao final do encontro, o sentimento comum era de gratidão e renovado ardor missionário, reafirmando que é na mesa da Palavra e da Eucaristia que a Igreja encontra sua fonte e seu ápice.

Mais Sugestões
Revista Diocese em Foco
Missas on-line na Rádio Tubá
Proteção de Menores e Vulneráveis
Logotipo Diocese Tubarão

- Diocese de Tubarão -
Rua Padre Raimundo Ghizoni, 90
88701-220 | Tubarão | SC
(48) 3622-1504

 

- Expediente -
08h às 11h55 | 13h às 17h45
(Segunda à sexta-feira)

 

Email: [email protected]
Documentos/Certidões: [email protected]
Recepção: [email protected]

© 2019 Copyright Diocese Tubarão - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Diocese Tubarão
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br