Nota de Esclarecimento

Sunday, July 28, 2024

Sobre a notícia veiculada através de Rede Social, em 25 de julho de 2024, envolvendo o nome da Diocese de Tubarão num evento utilizando-se um espaço da mesma, tem a esclarecer que a CEDA (Casa de Encontros Dom Anselmo), inaugurada em 15 de agosto de 1996 (há 27 anos), é um espaço para atividades religiosas e sociais. No ano 2009, o telhado do Salão Nobre da CEDA desabou, danificando todo o histórico espaço. Refeito o telhado com estrutura metálica, sem reformar a parte interna (por falta de recursos), o vendaval de 2016 o levou todo embora mais uma vez.

Desde 2009, portanto, o espaço que corresponde ao oratório (igreja) da CEDA (que é o maior espaço da casa) é utilizado também para reuniões de grande afluxo de pessoas, como assembleias diocesanas, cursos, encontros, quando se faz a transferência do sacrário, com o santíssimo sacramento, para uma capela anexa.

A administração da CEDA, sempre aberta a locar seu espaço para interessados que detenham projetos de interesse social, foi procurada pelo gabinete de um deputado federal, de Santa Catarina, para locar o espaço, com a finalidade de fazer a votação dos projetos inscritos, pelas entidades não governamentais da região, de modo a receberem aprovação de recursos oriundos de emendas parlamentares, o que se chama “orçamento participativo”, no qual representantes do povo elegem prioridades para o investimento de recurso público.

Todavia, um vídeo, com imagens do local, mostrando pessoas com papéis na mão (votando as propostas de projetos), foi divulgado com a legenda: “PT usa igreja como palco para Plenária”. Tal publicação foi distribuída para muitas pessoas. Algumas delas fizeram comentários cobrando da Diocese de Tubarão providências.

A presente nota visa, assim, corrigir qualquer informação distorcida que tenha sido feita por quem publicou o vídeo e/ou por quem o comentou. Aproveitamos a oportunidade para nos solidarizar com todos, que, como nós, sentiram, inocentemente, os violentos golpes, através das Redes Sociais, de acusações e disseminação de notícia falsa, gerando revolta em muitas pessoas.

Além de corrigir a informação repassada distorcidamente à comunidade, a Diocese ratifica a manifestação de ser entidade apartidária e sempre aberta ao diálogo, aproveitando, ainda, para reforçar o aviso aos disseminadores desse tipo de informação falsa para que apurem a veracidade dos fatos junto às fontes corretas antes da sua divulgação e consignar comentários sobre o assunto, seja ele qual for.

Tubarão, 27 de julho de 2024
Diocese de Tubarão

Para download do documento, clique aqui.