• Presbítério de Tubarão inicia retiro espiritual em Florianópolis

Presbítério de Tubarão inicia retiro espiritual em Florianópolis

Wednesday, August 24, 2022 | Padre Auricélio Costa

Anualmente, os presbíteros da Diocese de Tubarão realizam uma pausa em suas atividades pastorais para participarem do Retiro Espiritual. No ano passado, sob a direção de D. Onécimo Alberton, Bispo de Rio do Sul, o Retiro precisou ser online. 

Hoje, reunidos na Vila Fátima, no Morro das Pedras, na Praia da Armação, no Sul da Ilha de Santa Catarina, os cinquenta membros do clero puderam iniciar seu Retiro de forma presencial. 

Para conduzir as reflexões foi convidado o jovem Bispo de Montenegro, D. Carlos Rômulo Gonçalves e Silva. Natural de Piratini, na região gaúcha fronteiriça com o Uruguai, o bispo pastoreia 30 Paróquias e um rebanho de fiéis com mais de 400 mil pessoas. Seu clero diocesano está constituído por 48 padres e mais três religiosos padres. 

Em nome da Pastoral Presbiteral, Pe. Elias Della Giustina acolheu fraternalmente os participantes. Para dar as boas-vindas ao Sr. Bispo, foi convidado o Pe. Ademir Eing, colega de estudos de D. Carlos. 

A Santa Missa inaugurou o Retiro. Depois, no Auditório, o pregador apresentou uma ‘porta de entrada’ para as reflexões desta semana. 

“Vamos retomar o texto de São Marcos 6,30-34: ‘vinde vós sozinhos, Comigo... descansai um pouco... sequer tinham tempo para comer... teve compaixão... como ovelhas sem pastor’. Geralmente, a Palavra nos impele ao trabalho, à missão; mas, aqui, a Palavra nos pede ‘descansai’. Descansar, porém, não significa fugir da realidade. Trata-se, outrossim, de afastarmo-nos a fim de enxergarmos melhor a nós mesmos e a nossa ação pastoral.” 

Segundo D. Carlos, 

“na expressão ‘vinde Comigo’ nos é revelado o coração afetuoso e humano de Jesus. Também na Eucaristia, cada vez, o Senhor nos convida a uma pausa restauradora. Assim, a Missa é ‘um descanso’ tanto para o sacerdote, quanto para a assembleia dos fiéis reunidos em torno do altar. 

Esta restauração acontece dentro da dimensão sabática da gratuidade de Deus; é quando Deus trabalha em nós para completar a sua obra. Afinal de contas, uma pessoa cansada não tem condições de trabalhar, nem de produzir, tampouco de se expressar. O mesmo acontece com quem não ‘descansa em Deus’”, explicou.

Também afirmou: 

“Pelo Retiro não queremos cultivar o nosso egoísmo e nem nos afastarmos das pessoas. Estamos em Retiro porque queremos ser bons pastores! A missão nos espera!” 

O Retiro se estenderá até o próximo dia 25, quinta-feira, encerrando-se com a celebração da Missa. Neste período de vacância das sedes paroquiais, Diáconos e demais lideranças leigas conduzirão os trabalhos pastorais.

Mais Sugestões
Anuário Pastoral 2024
Missas on-line na Rádio Tubá
Proteção de Menores e Vulneráveis
Logotipo Diocese Tubarão

- Diocese Tubarão -
Rua Senador Richard, 90 | Centro
88.701-220 | Tubarão | SC
[email protected]
(48) 3622-1504

- Expediente -
08h às 11h55 | 13h às 17h45
(Segunda à sexta-feira)

© 2019 Copyright Diocese Tubarão - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Diocese Tubarão
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br