Saudação de Dom Adilson a Diocese de Tubarão

Saturday, May 6, 2023

À Igreja que está em Tubarão, Graça e Paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Neste dia 03 de maio de 2023, com júbilo e gratidão me dirijo ao povo de Deus que está na diocese de Tubarão. Ao Pe. Lino Brunel, e na sua pessoa, a todos os sacerdotes, diáconos, irmãos e irmãs da vida consagrada; aos nossos seminaristas; alegria de poder saudar as crianças, jovens, adultos, casais, nossos idosos; aos leigos/as, lideranças que animam e servem nossa Igreja; aos prefeitos e autoridades dos municípios que compõem essa diocese; aos humildes e aos últimos, bem como aos que são constituídos de autoridade e serviços diante da sociedade, na saúde e educação, na comunicação e no comércio, trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, homens e mulheres de boa vontade, a todos se estende minha saudação fraterna e paterna. Alegria e paz no Cristo Senhor!

O Senhor Deus disse a Abraão. “Sai de tua terra a vai para a terra que eu te mostrarei”. Com o coração aquecido pela gratidão e pelo desejo de partir em missão, acolhi do Para Francisco a nomeação para ser bispo titular da diocese de Tubarão. O meu agradecimento se estende ao Núncio Apostólico, Sua Exa Dom Giambattisata Diquattro.

“Felizes os que se decidem a partir quais peregrinos”, rezamos com o salmo 83(84). Parto feliz e agradecido. Gostaria de chegar em Tubarão vazio de mim para que, nesta nova Igreja local, Deus me encha com suas graças. Desejo humildemente encarnar-me nessa nova realidade eclesial e aprender a servir esta porção do rebanho que o Senhor me confia. Acolho desde já a todos.

Em breve estaremos comunicando a data da posse canônica como 7º bispo dessa diocese. Até lá, espero ir conhecendo aos poucos esta realidade de certa forma próxima geograficamente, mas desconhecida e desafiadora para mim. Proponho-me a caminhar na escuta às pessoas, às comunidades, aos sacerdotes, às lideranças leigas e às pastorais. Jesus Cristo, sua proximidade com o Pai e com as multidões de seu tempo, convidando à vida plena, é meu mestre e modelo. Deus me conceda a sabedoria de bom pastor e o discernimento de bem administrar a porção de seu rebanho que Ele me confia.

Desde já, humildemente, peço orações de todos os fiéis. Coloco cada família, os sacerdotes e vocacionados/as sob o manto de N. Sra. da Piedade. Neste ano vocacional, insistamos em pedir ao Senhor da Messe que envie mais vocações. Jovens abram seu coração! Permitam que Jesus os chame também para a vocação missionária. Que a voz do Papa Francisco, de uma Igreja em saída, seja motivação de renovação espiritual de nós todos, para que a Igreja tenha a leveza dos pés missionários.

Que o nosso caminhar seja iluminado e orientado pela Palavra daquele que se coloca na estrada como em Emaús. A Eucaristia alimente nossa fé, no Ressuscitado que se faz caminheiro conosco. Alimentados pelo pão vivo, com `corações ardentes e pés a caminho`, vivamos a alegria de poder anunciar o Senhor e servi-lo no rosto do irmão. Desde Porto Alegre, vou com a companhia do Ressuscitado no caminho. Quero estar a serviço de todos como “servo e peregrino no Amor’, lema episcopal e que faço-o propósito de vida.

São João Batista Scalabrini, apóstolo dos migrantes, canonizado em 2022, e que passou por esta costa em 1904, dizia: “O que devemos fazer? Ajoelhar-nos diante do mundo e pedir-lhe licença para poder fazer-lhe um pouco de bem!” Que Deus me guie como um migrante. Peço que rezem por mim, e com N. Senhora tenham piedade de minhas fraquezas. Invoco as graças dos céus. Deus a todos abençoe!

No Senhor, minha gratidão e paz!

Porto Alegre, 03 de maio de 2023.

Dom Adilson Pedro Busin, CS.
Bispo de Tubarão

Para baixar o documento, clique aqui.