Agosto: mês vocacional

Saturday, August 15, 2020 | PASCOM Jaguaruna

Como Igreja, no mês de agosto celebramos o mês vocacional. No primeiro domingo, com o dia do padre, recordamos a vocação sacerdotal. No segundo domingo, dia dos pais, recordamos a vocação matrimonial. No terceiro domingo, dia dos religiosos, recordamos a vocação à vida consagrada. E, por fim, no último domingo de agosto, dia do catequista, recordamos a vocação laical.

Nos últimos anos, vivemos fortemente sob o tema: “Cada comunidade uma nova vocação.” Bem o sabemos: toda e qualquer vocação nasce em família e cresce com a fé da comunidade! E todos nós somos vocacionados, chamados à uma missão especial na Igreja. Podemos nos perguntar: qual é a minha vocação, minha missão hoje, neste tempo de pandemia?

Teremos as mais diversas respostas. No entanto, um ponto comum entre todas será: a coragem! Neste sentido, o Papa Francisco nos diz: “O Senhor sabe que uma opção fundamental de vida exige coragem. Ele conhece os interrogativos, as dúvidas e as dificuldades que agitam o barco do nosso coração e, por isso, nos tranquiliza: Não tenhas medo! Eu estou contigo.”

Por fim, a vocação comum de todos os fiéis é aquela que nos foi dada no dia do nosso batismo: a vocação à santidade! Para nós, jovens, que estamos a procura do nosso caminho de vida, que queremos responder ao chamado do Senhor e, como Maria, dizer nosso “Faça-se” à sua vontade, vale a pena meditarmos as palavras de São João Paulo II:

"De modo particular, brote da participação na Eucaristia um novo florescimento de vocações para a vida religiosa, que assegure a presença na Igreja de forças novas e generosas para a grande tarefa da nova evangelização. Se algum ou  alguma de vós, jovens amigos, sente dentro de si o chamamento do Senhor para se entregar totalmente a Ele e amá-Lo ‘com coração indiviso’ (cf. 1 Cor7, 34), não se deixe retrair pela dúvida ou pelo medo. Mas, com coragem, diga o seu ‘sim’ sem reservas, confiando n'Ele que é fiel em todas as suas promessas” (Santa Missa De Conclusão da XV Jornada Mundial Da Juventude. Homilia do Papa João Paulo II. Tor Vergata, Domingo - 20 de Agosto de 2000)