Disponível para download o Anuário Pastoral 2023

Tuesday, February 7, 2023

O ano de 2022 teve, sem dúvida, sua peculiaridade. A diocese tornou-se Sede Vacante desde o dia 27 de março. Desde então, estamos aguardando o novo bispo, mas não sem cada um/a assumir com alegria e responsabilidade os seus trabalhos. Fomos desafiados por dois eventos climáticos extremos e muitas famílias tiveram enormes prejuízos. A solidariedade, de alguma forma mitigou o sofrimento. No âmbito pastoral, além do ritmo normal no trabalho de cada segmento pastoral e dos níveis eclesiais, dedicamos um precioso tempo para a fase de escuta do Sínodo da Igreja, aprovamos o novo Plano Diocesano de Pastoral, e a diocese foi apresentada, juntamente com as outras dioceses de Santa Catarina, ao Papa e aos Departamentos de Governo da Igreja Católica, no Vaticano, através da Visita Ad Limina Apostolorum.

Motivados pelo lema “Corações ardentes, pés a caminho”, do Ano Vocacional, somos interpelados a não ficar indiferentes, indecisos, vacilantes diante da caminhada e seus desafios. Deus nos quer animados, cheios de coragem e com disposição para evangelizar. Há sempre muito mais a ser feito, e Deus conta com o nosso sim. Por isso, com a responsabilidade de garantir, como Igreja Particular de Tubarão, o exercício do tríplice múnus de Cristo Profeta, Sacerdote e Pastor, e cumprir seu mandato missionário, fizemos a programação pastoral para 2023, com a disposição de continuar dinamizando nosso agir cristão.

O Anuário Pastoral é uma ferramenta de trabalho que resultará em grandes semeaduras. Importante que cada segmento pastoral coloque em prática o que programou, e fortaleça a sinodalidade da Igreja, participando de seus organismos de comunhão e participação.

Assim, a diocese de Tubarão, sob o cuidado de sua padroeira, Nossa Senhora da Piedade, saberá fortalecer o propósito de ser, no dia a dia, “uma Igreja Mãe que gera filhos e filhas para Deus, acalenta, alimenta, instrui, corrige, conduz... e dedica cuidado especial aos filhos e filhas que mais precisam”.

Pe. Lino Brunel
Administrador Diocesano de Pastoral