Bispos celebram a Eucaristia na Basílica de São Paulo Foras dos Muros

Monday, October 31, 2022

Os Bispos encerraram as atividades deste dia (28), participando da Celebração Eucarística na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. O nome da Basílica faz referência a sua localização que está fora dos muros, construído pelo Imperador Romano Aurélio, que na época protegia Roma.

A Basílica foi fundada por Constantino I (306-337) no local exato do túmulo de São Paulo após a sua decapitação. Com o passar do tempo ela se tornou pequena para acomodar o número de peregrinos e em 386 ela foi demolida para a construção de uma Basílica Maior. Em 1823 por falha humana houve um grande incêndio na Basílica e destruiu praticamente tudo, menos o claustro onde conserva os ossos de São Paulo. Após o incêndio houve colaboração de vários países para a reconstrução e hoje é declarado patrimônio nacional.

Toda a estrutura da Basílica é no estilo bizantino. A parte interna é feita de enormes colunas, com vários mosaicos dourados para embelezá-la. O Papa Leão Magno iniciou a série de fotos dos papas que se sucederam ao longo da história. A foto do Papa Francisco, por ser o atual Papa, possui uma luz dourada iluminando o retrato. A basílica é que fica mais distante do centro da cidade de Roma. A festa da Basílica é no dia 25 de janeiro, dia da conversão de São Paulo.

Dom Cleocir Bonetti, Bispo de Caçador e presidente da Celebração Eucarística, falou que “todos somos concidadãos do céu. Precisamos ter uma profunda relação com Jesus e com o Pai, desta relação brota o nosso chamado. Portanto, é necessário termos profunda espiritualidade, buscar o encontro pessoal com Deus. Jesus, antes de escolher os Apóstolos, passa a noite em oração e escolhe através do coração do Pai a diversidade: intelectuais, pescadores, pessoas diversas e muito simples, que ao passar do tempo foram deixando se moldar com o coração de Deus. A diversidade deve provocar sinodalidade e comunhão. A diversidade não foi abismo para todos o seguirem, mas foi unindo as qualidades que fez um grupo coeso. Assim, nós precisamos ser. ‘Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé’. Que essa seja nossa vida, busca da fraternidade, da justiça, da paz”.

Texto: Divulgação/CNBBSul4
Fotos: Jaison Alves da Silva