Bispos da CNBB Sul 4 celebram a Eucaristia na Arquibasílica de São João de Latrão

Wednesday, October 26, 2022

Os Bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 4, em Visita Ad Limina Apostolorum, iniciaram as atividades do dia (26), participando da Celebração Eucarística na Arquibasílica do Santíssimo Salvador e dos Santos João Batista e João Evangelista de Latrão ou como é conhecida por Arquibasílica de São João de Latrão.

Construída sob as ordens de Constantino, o Grande, durante o século IV, a Basílica de São João de Latrão foi a primeira igreja construída em Roma. Ela é a mais antiga igreja, a mais importante e está acima de todas as igrejas católicas por ser a Catedral da Arquidiocese de Roma e a Sé Episcopal do Papa e, por isso, é chamada de Arquibasílica. O foi concedido pelo Papa Clemente XVII no qual a dedicou a Cristo, o Salvador e homenageou São João Batista e São João Evangelista.

A Arquibasílica, com o passar dos anos, sofreu as consequências de terremotos, incêndios e teve que ser reconstruída diversas vezes, mas ainda conserva sua forma original. Na história da Igreja, até 1870, todos os Pontífices eram eleitos e nomeados nela. Atualmente o Papa continua celebrando os ofícios da Quinta-feira Santa. A festa da dedicação da Basílica de Latrão é comemorada no dia 9 de novembro.

A Celebração Eucarística foi presidida por Dom Jacinto Inácio Flach, Bispo de Criciúma. Durante a homilia comenta que “a liturgia nos apresenta a Jerusalém celeste e nós buscamos a Jerusalém eterna. A sociedade atual está buscando um caminho ‘largo’ de vaidade, de fazer o que quero… mas a liturgia do dia nos apresenta o caminho estreito e neste caminho devemos viver nossas virtudes: simplicidade, amizade, fazer o bem… e ter a graça de buscar a santidade. Os santos foram pessoas simples que buscaram a santidade por suas atitudes e gestos”.

Texto: Divulgação/CNBBSul4
Foto: Jaison Alves da Silva