• Bispos do Regional Sul 4 elegem nova presidência para o quadriênio 2023-2027

Bispos do Regional Sul 4 elegem nova presidência para o quadriênio 2023-2027

Friday, April 28, 2023

O episcopado de Santa Catarina, juntamente com o administrador diocesano de Tubarão, esteve reunido nesta quarta-feira, 26 de abril, durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e elegeram o bispo de Chapecó (SC), dom Odelir José Magri, MCCJ como o novo presidente do Regional Sul 4 da CNBB, o bispo de Caçador, dom Cleocir Bonetti, como vice-presidente e o bispo de Rio do Sul, dom Onécimo Alberton, como secretário.

De acordo com o regulamento do CONSER, o mandato da presidência é de quatro anos acompanhando a administração pastoral da CNBB em Brasília (DF) e do regional. Desta forma, o novo presidente do Regional permanecerá no período de 2023-2027. A posse dos escolhidos como presidente, vice-presidente e secretário está valendo desde o dia 26 de abril de 2023.

 

Biografia de dom Odelir

Dom Odelir, nasceu no dia 18 de abril de 1963, no município de Campo Erê. Ali foi ordenado padre pelos Missionários Combonianos do Coração de Jesus (mccj), no dia 17 de abril de 1992.

Cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba e teologia no Instituto Católico, em Paris, França. Tem também curso de francês, italiano, espanhol e lingala, a língua da República Democrática do Congo, onde trabalhou de 1992 a 1996. Além desta função exerceu a de formador, conselheiro provincial, no Brasil, vice-superior provincial, assistente geral e vigário geral da Congregação em Roma, Itália.

Entre 1992 e 1996, atuou no Congo onde, em 1996, foi formador dos Postulantes. De volta ao Brasil, em São Paulo e Minas Gerais, exerceu diversas funções. Foi nomeado Bispo de Sobral (CE) pelo Papa Emérito Bento XVI, e ordenado em 12 de dezembro de 2010, quando também assumiu o pastoreio daquela Diocese.

Foi nomeado, em 03 de dezembro de 2014, pelo Papa Francisco para a Diocese de Chapecó. Assumiu no dia 01 de fevereiro de 2015 transferido da Diocese de Sobral, no Ceará, onde atuava desde o ano de 2010.

Presidiu a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial de (2019-2023). A partir de hoje, assume a presidência do Regional.

 

Biografia de dom Cleocir

Cleocir Bonetti nasceu em 7 de agosto de 1972, em São Valentim (RS). Filho de Gilso Bonetti e Terezinha Matievicz Bonetti. Estudou Filosofia em Viamão (RS) e Teologia no Instituto Teologia e Pastoral (ITEPA), em Passo Fundo (RS). Foi ordenado diácono em 4 de janeiro de 1998, em Vista Alegre – São Valentim, e presbítero em 6 de fevereiro de 1999, também em São Valentim.

Possui especialização em psicopedagogia e mestrado em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Em 2009, assumiu o processo formativo do Seminário de Teologia em Passo Fundo (RS). Foi representante dos presbíteros do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e professor da Faculdade de Teologia e Ciências Humanas.

Foi nomeado pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Caçador no dia 30 de junho de 2021. Antes disso, exercia a função de vigário geral da Diocese de Erexim, Rio Grande do Sul.

Com o lema episcopal: “Patris Corde” – Com Coração de Pai, Dom Cleocir foi ordenado bispo no dia 12 de setembro de 2021, na Catedral São José, de Erechim. Já a posse canônica na Diocese de Caçador foi celebrada em 03 de outubro de 2021 na Catedral São Francisco de Assis, de Caçador.  A partir de hoje, assume a Vice-presidência do Regional Sul 4.

 

Biografia de Dom Onécimo Alberton

Dom Onécimo Alberton é natural da comunidade de Brusque do Sul, interior de Orleans (SC). Filho de Mozé Alberton (em memória) e Laura Bagio Alberton (em memória), tem quatro irmãos: Maria Begair, Altair, Aldair e Zoê Moisés.

Em 1976, cursou o Ensino Fundamental no Seminário São José, da Congregação dos Josefinos, em Orleans. Em 1980, foi para o Ensino Médio no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão. Em 1985, licenciou-se em Filosofia na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em Tubarão. Em 1986 fez estágio pastoral na Paróquia Sagrada Família, em Araranguá. Iniciou seus estudos em Teologia no ano de 1987, no Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC), em Florianópolis. Em 1989 fez parte da equipe de formadores do Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima, em Tubarão. No ano de 1991 concluiu seus estudos de Teologia. Também nesse mesmo ano concluiu a Pós-Graduação na área de Psicopedagogia, na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Viamão (RS). No ano de 1992, foi residir na Paróquia São José Operário, no bairro Oficinas, em Tubarão, junto aos padres Ademar Paulo De Fáveri e Antônio Damiani (em memória). Coordenou a Pastoral Vocacional da Diocese de Tubarão.

Foi ordenado Diácono em 31 de maio de 1992, na Igreja Santa Otília, em Orleans. E em 27 de setembro de 1992, foi ordenado sacerdote, na comunidade de Brusque do Sul, sua terra natal, tendo por Bispo Ordenante Dom Hilário Moser e como lema sacerdotal “Ensina-me o Teu caminho, Senhor, e caminharei segundo a Tua vontade” (Sl 86,11). Em 14 de fevereiro de 1993, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora da Natividade, de Cocal do Sul. Em 1998, foi integrado ao clero da Diocese de Criciúma, por ocasião de sua criação, tendo como bispo Dom Paulo Antônio de Conto. Entre os anos de 2001 e 2010, foi Reitor do Seminário Teológico Bom Pastor, em Florianópolis. No ano de 2011, foi nomeado vigário da Paróquia São José, em Criciúma, de onde se dirigiu, no mesmo ano, em 27 de agosto, para estudos em Roma. De 2011 a 2013, cursou o Mestrado em Teologia Espiritual pelo Pontificio Istituto di Spiritualità Teresianum, e foi aluno do Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Ao retornar ao Brasil, em 28 de julho de 2013, foi nomeado pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Michel, em Criciúma. Nesse período, foi eleito presidente da Caritas Diocesana de Criciúma e escolhido Coordenador da Pastoral Presbiteral.

Em 17 de dezembro de 2014 foi nomeado, pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro, em Roma, como Bispo da Diocese de Rio do Sul/SC. Seu lema episcopal é “Estou no meio de vós como Aquele que serve” (Lc 22,27). A Ordenação Episcopal se realizou no dia 22 de fevereiro de 2015, em Criciúma. Em seguida, no dia 15 de março do mesmo ano, foi acolhido pela Diocese de Rio do Sul, para suceder a Dom Augustinho Petry, sendo o quarto Bispo desta Igreja Particular.

 

O Regional Sul 4 da CNBB

O Regional Sul 4 é uma representação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em Santa Catarina. É composta por bispos de dez dioceses catarinenses – Chapecó, Joaçaba, Caçador, Rio do Sul, Blumenau, Joinville, Lages, Criciúma, Tubarão e a Arquidiocese de Florianópolis. É organizado em Comissões compostas por Pastorais, Organismos e Movimentos integradas à Ação Evangelizadora.

 

Fonte e link: Divulgação/CNBB
Foto: Jaison Alves da Silva

Mais Sugestões
Anuário Pastoral 2024
Missas on-line na Rádio Tubá
Proteção de Menores e Vulneráveis
Logotipo Diocese Tubarão

- Diocese Tubarão -
Rua Senador Richard, 90 | Centro
88.701-220 | Tubarão | SC
[email protected]
(48) 3622-1504

- Expediente -
08h às 11h55 | 13h às 17h45
(Segunda à sexta-feira)

© 2019 Copyright Diocese Tubarão - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Diocese Tubarão
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br