Encontros para a Quaresma e Tempo Pascal Via Sacra da Fraternidade

Wednesday, March 1, 2023

Em nossa caminhada de fé, vamos viver mais uma vez o tempo liturgicamente forte na Igreja, chamado de Ciclo Pascal, em cujo centro está o Domingo da Ressurreição. Este Domingo que vem precedido da Quaresma (40 dias marcadamente penitenciais) e seguido do Tempo Pascal (50 dias marcadamente de esperança e renovação).

Neste ano, o Ciclo Pascal vai de 22 de fevereiro (Quarta-Feira de Cinzas) até 28 de maio (Solenidade de Pentecostes). São 5 semanas da quaresma e 7 semanas do Tempo Pascal, além da semana após as Cinzas e da Semana Santa. Para bem vivenciarem este Tempo, está sendo colocado nas mãos das famílias, este livrinho. Ele pode se tornar uma importante ferramenta de modo a ajudar cada um/a a viver mais profundamente a espiritualidade própria deste tempo litúrgico tão rico na Igreja.

Para o tempo da quaresma, o livro contém roteiros para cinco encontros, um para cada semana, e a Via Sacra. E para o tempo pascal, são três encontros. Propõe-se que estes sejam feitos após o domingo de Páscoa, e após o 3º e 5º domingos do Tempo Pascal.

Em comunhão com a Igreja no Brasil, os encontros da Quaresma ajudarão a viver este tempo marcadamente penitencial à luz da Campanha da Fraternidade, e então viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social.

À luz da Campanha da Fraternidade que tem a fome como tema, a fome, um dos resultados mais cruéis da desigualdade social, será referência para as reflexões dos cinco encontros da quaresma, cada um enfocando um aspecto: a fome existe, para muitos a alimentação é um direito negado, porque não há comida para todos, as consequências da fome, as soluções que precisam ser buscadas. Mas não é só de pão que as pessoas têm fome. Porque têm fome de Deus, também têm fome de fraternidade, de justiça, de misericórdia, de paz, de comunhão... Os encontros do Tempo Pascal mostrarão que o amor vence todo o mal, até a morte; que a Eucaristia é fonte para a missão e para todo bom projeto; e que quem segue Jesus não caminha para o fracasso, mas para a vida plena.

Os Grupos de Famílias são lugar muito adequado para o crescimento na fé, para o fortalecimento da comunhão fraterna, para o engajamento na Igreja e na Sociedade.

Tenhamos todos um abençoado caminho de preparação para Páscoa e de alegre e fecunda vivência pascal.

Pe. Lino Brunel
(Administrador Diocesano de Tubarão)

Link para download dos encontro: clique aqui.