Morro Grande - Paróquia São João Batista
Dados históricos
Padroeiro: São João Batista
Fundação: 17/09/2000
Os Primeiros moradores de Morro Grande foram: João Pereira, Tomás Pereira, Osório João Pereira, Manoel João Pereira e Leonel Bathista vindos da cidade de São Joaquim.
Não tendo onde se reunir para rezar, três Jovens: Alexandrina, Jorge da Silva, Maria Guimarães Bathista e Maria Lavina Pereira com ajuda dos moradores fizeram uma cobertura ladeada de palmeiras tendo como Padroeira uma Santa Cruz. Em 1933, Padre João Casale da paróquia Nossa Senhora das Dores de Jaguaruna convocou uma reunião para ser construída a 1°Capela colocando a pedra fundamental.
Em 1934 já foi feita a primeira Festa de São João Batista menino, imagem esta, doada pela moradora, esposa de Leonel Bathista, Honorata Guimarães Bathista. Em Homenagem ao seu filhinho que se chamava João Batista e veio a falecer.
Em 1998 Pe. José Livinos Jochen, pároco de Jaguaruna, sentido a necessidade de criar uma nova paróquia, conversou com Dom Hilário Moser Bispo da Diocese de Tubarão. Assim, começou-se a amadurecer a idéia da criar uma nova paróquia. No dia 17 de Setembro de 2000, foi empossado o Pe. Rafael Schlickmann como primeiro Pároco. De 2001 até 2004 ficou Pe. Nilo Schlickmann. De 2005 a 2012 assumiu Pe. Luis Carlos Moreira de Souza. Em 2013 Pe. Márcio Martins. Em 2014 assumiu o Pe. Adelino de Sousa Matildes.
Comunidades:
Torneiro - Nossa Senhora Imaculada Conceição
Arroio da Cruz - São José
Matriz - São João Batista
Carioca - Santa Luzia
Lago Azul - Nossa Senhora da Salete
Balneário Esplanada - Nossa S. do Perpétuo Socorro
Copa 70 - São Pedro e São Paulo
Água Boa - Santo Antônio
Campo Bom - Nossa Senhora Aparecida
Poços - Nossa Senhora de Fátima
Olho D'Água - Santa Catarina de Alexandria
Garganta - Nossa Senhora Aparecida
Balneário Janaína - Santa Quitéria
Morro Grande de Fora - Nossa Senhora Aparecida
Vila Santina - sem