Rio Bonito - Paróquia Santa Rosa de Lima

 

Dados históricos

Padroeira: Santa Rosa de Lima
Fundação: 16/12/2007

Segundo os moradores mais antigos a história desta comunidade remonta ao início do século XX, quando tropeiros que desciam da região serrana ficavam encantados com o brilho da lua nas águas límpidas do rio, donde provém então o nome Rio Bonito. Por essas terras afluíam um grande número de pessoas que, na época, dirigiam-se ao porto de Gravatal com intuito de fazer compras em Laguna.

Com o passar dos anos, famílias foram aqui fixando moradia e, aos poucos, nasce a necessidade do cultivo das tradições religiosas. A primeira capela foi construída pela Senhora Luisinha Sombrio (in memoriam), que por orientação de Pe. Tertuliano fez de Santa Rosa de Lima a Padroeira, devido ao fato de ser a primeira santa da América Latina.

A população foi crescendo e, com o desenvolvimento industrial da comunidade, a capela se tornara pequena para o número de fiéis. Foi então que sob a orientação do Pe.Valentim Oenning, em 05 de maio de 1978 iniciou-se a construção da nova capela, a atual matriz.

Agora, no que se refere à caminhada de Paróquia a história é muito recente. A data de instalação da mesma foi 16/12/2007 tendo como seu primeiro pároco Pe. Pedro Goulart Alves, que, já no ano anterior veio residir em Braço do Norte com a incumbência de atender as comunidades que pertenceriam à futura paróquia, bem como de organizar suas primeiras estruturas em vista de um melhor atendimento ao povo de Deus.

Atualmente, a paróquia é composta de 13 comunidades oriundas das paróquias Nosso Senhor do Bom Fim, de Braço do Norte e Sagrado Coração de Jesus de Gravatal.

Comunidades:
Sertão - Santa Catarina de Alexandria
Jardim Andreia - Mãe Peregrina
Alto Travessão - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Matriz - Santa Rosa de Lima
Travessão - Nossa Senhora do Rosário
Rio Santo Antônio - Santo Antônio
São Januário - São Januário
Gruta do Azeiteiro - Nossa Senhora de Fátima
Santa Paulina - Santa Paulina
Azeiteiro - Santa Luzia
Açucena - Santa Terezinha do Menino Jesus
Floresta - Nossa Senhora da Saúde
Bela Vista - Bem Aventurada albertina

Logotipo Diocese Tubarão

- Diocese Tubarão -
Rua Senador Richard, 90 | Centro
88.701-220 | Tubarão | SC
[email protected]
(48) 3622-1504

- Expediente -
08h às 11h55 | 13h às 17h45
(Segunda à sexta-feira)

© 2019 Copyright Diocese Tubarão - Todos os direitos reservados

© 2019 Copyright Diocese Tubarão
Todos os direitos reservados
KleinCode | paxweb.com.br